Geral
|
10 de julho de 2019
|
13:53

Feira de Economia Solidária deve receber mais de 300 mil visitantes em Santa Maria

Por
Sul 21
[email protected]
Feira de Economia Solidária deve receber mais de 300 mil visitantes em Santa Maria
Feira de Economia Solidária deve receber mais de 300 mil visitantes em Santa Maria
Participação de empreendimentos de economia solidária é uma das marcas da feira (Foto: Divulgação)

Marcos Corbari (*)

A partir desta quinta-feira (11), quando serão recepcionadas as caravanas de participantes, expositores e livre-empreendedores que vem participar da 26ª Feicoop, a cidade de Santa Maria se torna a capital internacional da Economia Solidária. Conforme tem expressado os organizadores, a expectativa é que seja ultrapassada a marca obtida na feira de 2018 e tenhamos mais de 300 mil participantes até o encerramento das atividades, no final da tarde do domingo (14).

É o maior evento de Economia Solidária da América Latina e diferencia-se por unir em um mesmo ambiente uma feira com cerca de 10 mil produtos e o debate de temas como organização social, educação alimentar, sustentabilidade, reforma agrária, cooperativismo, agroecologia, entre outros. No total, serão 67 atividades programadas, como seminários, oficinas, reuniões, debates, audiência pública e encontros. “Seguimos a metodologia organizativa do Fórum Social Mundial, com eventos autogestionários, ou seja, nós organizamos, articulamos e fomentamos a Feicoop, mas as atividades são coordenadas, gerenciadas e motivadas pelos seus proponentes”, explica a coordenadora do evento, irmã Lourdes Dill.

Algumas particularidades chamam atenção. Embora exista comercialização de bebidas alcoólicas artesanais (vinhos, cachaças e cervejas), o consumo no ambiente da feira é proibido. Também não é permitida a comercialização e consumo de cigarros e de refrigerantes industrializados. Na praça de alimentação, são fornecidas bebidas quentes (café, chocolates e assemelhados) e sucos naturais. A água também não é comercializada, mas disponibilizada livremente em pontos estratégicos do evento, sendo os participantes incentivados a trazerem seus copos ou canecas para evitar o acúmulo de produtos descartáveis.

A Feicoop também é sinônimo de cultura. Nesta edição, serão 57 atividades culturais, como lançamento de livros, gravação de programas, apresentações musicais e exibição de vídeos e documentários sobre Economia Solidária. A organização está a cargo do Projeto Esperança/Cooesperança e Banco da Esperança, braços da Arquidiocese de Santa Maria; Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de diversas entidades e instituições. Confira no site do Brasil de Fato (www.brasildefators.com.br) e no site do Projeto Esperança/Coopesperança (www.esperancacooesperanca.org) ou ainda nas nossas redes sociais a programação completa dos seminários e oficinas, bem como as atividades culturais previstas ao longo dos 4 dias de Feicoop.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIOS E EVENTOS: CLIQUE AQUI!

PROGRAMAÇÃO ATIVIDDES CULTURAIS: CLIQUE AQUI!

Tudo o que você precisa saber sobre a 26ª FEICOOP

A FEIRA: A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 26 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial, que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

26ª EDIÇÃO: A 26ª Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho de 2019, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. A entrada é gratuita.

LOCALIZAÇÃO: A maioria dos eventos da Feicoop ocorre em três ambientes interligados: o Parque da Medianeira, onde são instaladas as tendas dos seminários, o palco principal e a praça de alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde se concentra a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, cujas salas de aula recebem oficinas, reuniões e encontros.

HORÁRIOS: Quinta-feira (11): Dia de chegada de caravanas. Não ocorre comercialização de produtos, apenas seminários de formação em Economia Solidária. Sexta-feira (12): 7h30min às 20h. Sábado (13): 7h30min às 20h. Domingo (14): 7h30min às 18h.

ALIMENTAÇÃO: O almoço (R$ 15,00) será servido entre 11h30min e 14h. Cada almoço dá direito a um pedaço de carne. Se a pessoa desejar um segundo pedaço, deve adquirir um tíquete no valor de R$ 2,00. A feira contará ainda com Praça de Alimentação, junto ao palco principal, onde são servidos lanches variados.

CAMPANHA: Devido à falta de recursos para realização da 26ª Feicoop, o Projeto Esperança/Cooesperança e Cáritas Rio Grande do Sul desenvolvem a campanha Juntos pela Feicoop. A iniciativa visa obter recursos para garantir a estrutura física e logística da Feira. Doações podem ser feitas, até o dia 31/07/19, pelo site http://caritasrs.colabore.org/Feicoop ou por depósito na conta corrente 30565-0 (Cooesperança), agência 0126 (Banco do Brasil) – CNPJ 93155067/0001.86.

INFORMAÇÕES: Para mais informações sobre a 26ª Feicoop, entre em contato com o Projeto Esperança/Cooesperança pelo telefone (55) 3219-4599 ou pelo e-mail [email protected] ou no www.esperancacooesperanca.org.br

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa da Feicoop


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora