Geral
|
26 de junho de 2019
|
13:58

Prisão de militar com 39 kg de cocaína em comitiva de Bolsonaro repercute no exterior

Por
Luís Gomes
[email protected]

Da Redação

Um militar da aeronáutica foi detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, nesta terça-feira (25) carregando 39 quilos de cocaína em avião da FAB usado em comitiva do presidente Jair Bolsonaro durante a viagem ao Japão, onde o presidente participará do encontro do G-20. O homem, um sargento de 38 anos, permanecia detido pela guarda civil espanhola nesta quarta (26).

A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa brasileiro, que informou, em nota, que os fatos estão sendo apurados e que determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso. “O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica repudiam atos dessa natureza e darão prioridade para elucidação do caso, aplicação dos regulamentos cabíveis, bem como colaboram com as autoridades”, diz a nota.

De acordo com a emissora espanhola RTVE, a guarda civil deteve o militar após verificar que ele carregava 39 quilos de cocaína distribuídos em 37 tabletes em sua bagagem. O destino final da comitiva, que fez escala na Espanha, era o Japão, onde Bolsonaro participa da cúpula do G-20 pela primeira vez. Após a informação vir à tona, o avião presidencial mudou a escala, que estava prevista para Sevilha, para a cidade portuguesa de Lisboa. A identidade do militar ainda não foi divulgada. Segundo o jornal El País, ele responderá na Espanha por crime contra a saúde pública.

A notícia da prisão teve destaque na imprensa estrangeira. O jornal britânico The Guardian informou que “Aeronauta com a delegação brasileira do G20 foi detido por tráfico de drogas”, destacando que o indivíduo estava viajando em avião militar que faz parte da comitiva de Bolsonaro.

Jornal britânico The Guardian deu destaque para a notícia nesta quarta | Foto: Reprodução

 

Jornal espanhol El País destaca a notícia da prisão em Sevilha nesta quinta | Foto: Reprodução

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora