Geral
|
18 de junho de 2019
|
21:50

MPF quer investigar crimes a bordo de helicópteros em ação policial no Rio

Por
Sul 21
[email protected]
MPF quer investigar crimes a bordo de helicópteros em ação policial no Rio
MPF quer investigar crimes a bordo de helicópteros em ação policial no Rio
Witzel divulgou no Twitter voo em helicóptero da polícia durante operação em Angra dos Reis, no sul fluminense, no último domingo (5) . Foto: Reprodução Twitter

Da Revista Fórum

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na tarde desta terça-feira (18) uma nota técnica, na qual orienta os procuradores da República a “abrirem procedimentos junto à Justiça Federal para apurar possíveis crimes a bordo de helicópteros de intervenção policial”: os chamados “caveirões aéreos”.

A medida foi anunciada pouco depois de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, cobrar investigação federal sobre crime organizado, tráfico de armas, de drogas e lavagem de dinheiro.

Durante cerimônia de doação de viaturas feita pelo Gabinete da Intervenção Federal, Witzel declarou que “a atuação do Ministério público é sempre bem-vinda ”, mas destacou que não é possível impedir a polícia de utilizar um equipamento.

No início de maio, Witzel sobrevoou de helicóptero a cidade de Angra dos Reis, de onde “snipers” atiraram contra a população, a pretexto de combater os bandidos.

Excesso de força

A orientação ressalta que a legalidade dessas ações foi questionada “em mais de uma oportunidade”, apontando para um possível “excesso no uso da força policial e, até mesmo, a prática de crimes em algumas dessas intervenções”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora