Geral
|
10 de junho de 2019
|
12:40

Atingidos por barragens no rio Uruguai exigem seus direitos na Justiça

Por
Sul 21
[email protected]
Atingidos por barragens no rio Uruguai exigem seus direitos na Justiça
Atingidos por barragens no rio Uruguai exigem seus direitos na Justiça
Salto do Yucumã, maior cachoeira longitudinal do mundo, será alagada caso seja aprovado o complexo hidrelétrico.
Reprodução/Youtube

MAB Nacional

No dia 6 de junho, o presidente Jair Bolsonaro esteve reunido com o presidente argentino Mauricio Macri, buscando dar continuidade ao projeto das barragens de Garabi e Panambi. A Associação Nacional de Atingidos por Barragens (ANAB), a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e o Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT) ingressaram com pedido de “Amicus Curiae” para defender o meio ambiente e os direitos dos atingidos por barragens do Brasil e da Argentina junto à Justiça Federal.

As entidades buscam assegurar a manutenção da sentença da ação movida contra o IBAMA e a ELETROBRAS, que anulou os estudos ambientais para a construção das hidrelétricas e proibiu os mesmos em qualquer proposta que implique danos diretos ou indiretos ao Parque Estadual do Turvo.

Na semana que passou, as entidades também se manifestaram em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul  pedindo que os deputados não aprovem qualquer projeto de lei que queira diminuir o Parque Estadual do Turvo, a qual constituiria uma fraude para burlar a decisão da justiça.

Os advogados da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP) protocolaram o pedido na Ação Civil Pública 5000135-45.2015.4.04.7115, que tramita em grau de Apelação no 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, ajuizada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente, das populações atingidas por barragens.

(*) Movimento dos Atingidos por Barragens.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora