Geral
|
4 de junho de 2019
|
17:55

Ameaçados pelas hidrelétricas Garabi/Panambi debatem riscos de novas barragens

Por
Sul 21
[email protected]
Ameaçados pelas hidrelétricas Garabi/Panambi debatem riscos de novas barragens
Ameaçados pelas hidrelétricas Garabi/Panambi debatem riscos de novas barragens
Encontro discutiu segurança das populações atingidas e ameaçadas por novos projetos. (Foto: Gerson Rodrigues/Afinal Press)

Grasiele Berticelli – MAB/RS (*)

No último dia 31 de maio, o Movimento de Atingidos por Barragens – Rio Grande do Sul (MAB/RS), promoveu uma reunião da Coordenação Regional do Movimento, para discutir sobre a segurança das populações atingidas e ameaçadas e as riquezas geradas pelas barragens do RS. A reunião aconteceu na AREDE, em Santa Rosa, e contou com a participação das assessorias dos deputados Jeferson Fernandes (PT) e Elvino Bohn Gass (PT), lideranças sindicais do município e da região e religiosas, e representantes da diocese de Santo Ângelo e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Boa Vista do Buricá.

Durante a reunião foi apresentado o panorama nacional e estadual das barragens. Das mais de 24 mil barragens cadastradas no Brasil, 10.774 estão no RS, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Dentre estas, apenas 1.716 estão sob normas da Política Nacional de Segurança de Barragens. Além disso, hoje estão tramitando cerca de 809 projetos para instalação de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas no RS, segundo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Na reunião, foi apontado que a região Noroeste enfrenta constantes problemas com enchentes, decorrentes da vazão vinda das barragens rio acima. Assim, evidencia-se que atingidas por barragens não são apenas as pessoas que tem suas terras inundadas pelo lago de uma hidrelétrica. Os números e o histórico de rompimentos de barragens no país e no Estado apontam para a importância da discussão do tema da segurança das comunidades atingidas e ameaçadas ao entorno e a jusante das barragens.

Nas explanações, foi apontada a deficiência no sistema de fiscalização das barragens, tanto pelo processo de auto-fiscalização feito pelas empresas donas dos empreendimentos, quanto pela fiscalização feita pela ANEEL, que conta com apenas 16 funcionários para essa função em nível nacional. De acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei N° 12.334/2010), os planos de segurança, que são de responsabilidade das empresas donas das barragens e deveriam ser elaborados e executados com participação popular, não são de conhecimento das comunidades atingidas, que não possuem treinamento de como agir em caso de rompimento.

Também foram apresentados dados sobre a produção de riquezas e o lucro exorbitante das empresas donas das barragens, na casa de milhões de reais por dia, sendo que apenas 1% deste montante retorna para os municípios, em forma de Compensação Financeira por Uso de Recursos Hídricos (CFURH), os “royalties das barragens”, além de pagarmos a quinta maior tarifa de energia do mundo. As barragens deixam um rastro de impactos sociais, emocionais, ambientais e econômicos, promovendo a exploração dos territórios e a concentração de riqueza para a iniciativa privada estrangeira, indo na contramão da construção da soberania energética nacional, sem promover o desenvolvimento das regiões em que estão instaladas.

Atualmente, a população da região Noroeste encontra-se apreensiva pela retomada das negociações entre Brasil e Argentina, para a construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi/Panambi, no último trecho não represado do Rio Uruguai, que alagará uma área de mais de 90 mil hectares, atingindo diretamente em torno de 12 mil pessoas. O projeto, que é composto por dois barramentos que formariam o maior complexo hidrelétrico do Brasil, estava suspenso desde 2015 por uma liminar, numa sentença de primeiro grau, produto da luta das populações ameaçadas por esses empreendimentos. A negação do direito de acesso às informações a respeito do projeto e sua execução faz com que paire na região um sentimento de incerteza sobre o futuro.

Na reunião foram dados encaminhamentos para a conscientização da população sobre os riscos da construção do Complexo Garabi/Panambi, de forma a disseminar as informações pela região. De acordo com Tereza Pessoa, da Coordenação Estadual do MAB, o debate de segurança de barragens é relevante não apenas para as populações ribeirinhas, mas para toda a sociedade. “A questão energética atinge a todos nós, independente se moramos nas barrancas dos rios, sendo atingidos de forma direta ou indiretamente. Assim, para nós, ameaçados por Garabi/Panambi, foi muito importante essa integração dos sindicatos e igrejas, nessa conjuntura conturbada, para unirmos forças na contestação a esse projeto que não trará desenvolvimento para a região”, disse Tereza.

(*) Integrante da Coordenação Estadual  do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora