Geral
|
14 de maio de 2019
|
12:49

UFMG cria plataforma para divulgar ‘balbúrdia’ de pesquisadores

Por
Luís Gomes
[email protected]
UFMG cria plataforma para divulgar ‘balbúrdia’ de pesquisadores
UFMG cria plataforma para divulgar ‘balbúrdia’ de pesquisadores
Perfil no Instagram divulga a pesquisa produzida na UFMG | Foto: Reprodução

Da RBA

Três alunas do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciaram um esforço para divulgar os trabalhos realizados por pesquisadores da instituição. A ideia de Luísa Ferreira, Nayara Rosa e Polyana Duarte é mostrar para a sociedade a relevância das contribuições das universidades para o dia a dia. São pesquisas de diversas áreas do conhecimento, inicialmente publicadas no perfil do Instagram: @ufmgpesquisa.

O momento para a divulgação do conteúdo é oportuno, já que as universidades e toda a educação passa por ataques do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Além de cortar mais de 30% das verbas destinadas ao setor, o ministro da pasta, Abraham Weintraub, afirmou que as universidades brasileiras “promovem balbúrdia”.

Parte desta “balbúrdia” está relatada pela UFMG. Uma delas, por exemplo, em desenvolvimento pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas, pesquisa sistemas de tratamento de água de baixo custo para locais críticos, como regiões áridas ou que passaram por algum tipo de desastre ambiental.

Métodos avançados agrícolas de combate à erosão, desenvolvimento de gestão e inovação na área da saúde, projeto de valorização e registro da história humana em locais históricos, como a cidade de Tiradentes, entre outros, são temas trabalhados por pesquisadores e alunos da universidade.

As estudantes destacam que o perfil UFMGPesquisa é uma plataforma colaborativa e que estão abertas para a publicação de pesquisas e projetos de extensão mediante submissão de um formulário disponível na página.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora