Geral
|
28 de maio de 2019
|
20:09

Seminário debaterá presente e futuro de universidades e institutos federais

Por
Sul 21
[email protected]
Seminário debaterá presente e futuro de universidades e institutos federais
Seminário debaterá presente e futuro de universidades e institutos federais
Lucio Olimpio Vieira, vice-presidente da ADUFRGS. (Foto: Maia Rubim/Sul21)

Da Redação

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES) e o Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ADUFRGS Sindical) promovem, de 30 de maio a 1° de junho, o seminário “Presente e Futuro das Universidades e Institutos Federais”.

O evento, que será realizado na sede da ADUFRGS (rua Barão do Amazonas, 1581), reunirá cerca de 20 pesquisadores e especialistas em educação de vários estados brasileiros, com o objetivo de debater o futuro das instituições federais diante do cenário de cortes orçamentários, ataques às instituições e incertezas sobre a política educacional no país.

Segundo Lúcio Olímpio Vieira, vice-presidente da ADUFRGS, a ideia do evento é debater o papel que as universidades e institutos federais vem desempenhando os últimos anos. “Queremos fazer um debate mais estrutural que conjuntural, embora seja difícil descolar essas duas coisas hoje. Acreditamos que debater o presente, alongado para trás pelo menos por uma década, pode nos ajudar a enfrentar os desafios que estão colocados hoje, tendo em vista a construção de um projeto de nação”.

O evento está estruturado em quatro mesas principais. A primeira delas debaterá a proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Reforma do Ensino Médio e o impacto dessas políticas para a formação de professores. “Essas políticas para o ensino médio incidem diretamente sobre a universidade que tem o papel de formar professores tanto para o ensino superior quanto para o ensino médio. Também vamos discutir o Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, de forma unânime, pelo Congresso Nacional. No entanto, esse mesmo Parlamento inviabilizou a aplicação do Plano ao aprovar a Emenda Constitucional n° 95, que congelou os investimentos na educação, na saúde e em outros setores”.

A segunda mesa contará com a participação de gestores de instituições e abordará as perspectivas de futuro das universidade e institutos federais que são alvo hoje de um processo de críticas e corte de recursos por parte do governo federal. O evento também debaterá alguns projetos em curso que tentam inibir o pensamento crítico dentro do espaço de universidades e institutos federais, como o chamado Escola Sem Partido. “Temos ainda a tentativa de ampliar as escolas militares como se a disciplina militar fizesse com que o conhecimento seja melhor assimilado. Além disso, precisamos enfrentar a proliferação do discurso de ódio e intolerância que vem destruindo a unidade social no país”, assinala Lúcio Vieira, que citou o caso da destruição de uma faixa em defesa da educação pública, no último domingo, em Curitiba, por apoiadores do presidente Bolsonaro, como um exemplo dessa cultura de ódio que vem se espalhando pelo país.

Nunca se viu na história do Brasil, acrescenta o dirigente da ADUFRGS, um ministro da Educação que se manifesta contrariamente às instituições que integram o seu próprio ministério. Segundo Lucio Vieira, colocaram no comando da educação brasileira um economista que não tem nenhuma afinidade nem interesse pela educação pública. “Espero que esse quadro seja passageiro, mas para isso é necessário que as pessoas se unam e debatam o que está acontecendo. Acreditamos que esse é um dos papeis que o sindicato pode cumprir”, conclui.

A programação completa do evento é a seguinte:

30 de maio | quinta-feira
19h – Abertura

31 de maio | sexta-feira
9hA BNCC e a Reforma do Ensino Médio: impacto para a formação de professor
Apresentação – Maria Beatriz Luce (Faced/UFRGS)
Painelistas – Cesar Callegari (USP) e Lucilia Augusta Lino (Anfope)
Mediação – Geovana Reis (ADufg)

14hPerspectivas das Universidades e Institutos Federais
Apresentação – Gil Vicente (ADufscar)
Painelistas – Cleuza Maria Sobral Dias (Andifes), Jerônimo Rodrigues da Silva (Conif), Carlos Alexandre Netto (SBPC)
Mediação – Lúcio Vieira (ADUFRGS)

01 de junho | sábado
9h – PNE – Avanços e recuos
Apresentação – Sonia Ogiba (Faced/UFRGS)
Painelistas – Dilvo Ilvo Ristoff (Professor e Pesquisador) e Adércia Bezerra Hostin (FNPE)
Mediação – Silvia Leite (APUB)

14h – Liberdade para Ensinar e Aprender
Apresentação – Aline Kerber (Associação Mães & Pais pela Democracia)
Painelistas – Russel Teresinha Dutra da Rosa (Faced/UFRGS), Miriam Fábia Alves (UFG) e Enrico Rodrigues de Freitas (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão/MPF e Fórum Permanente de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio)
Mediação – Liliane Prestes Madruga (ADUFRGS)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora