Geral
|
20 de maio de 2019
|
20:51

Presos mantidos em viaturas da BM são enviados para presídios, mas carceragens seguem cheias

Por
Sul 21
[email protected]
Presos mantidos em viaturas da BM são enviados para presídios, mas carceragens seguem cheias
Presos mantidos em viaturas da BM são enviados para presídios, mas carceragens seguem cheias
Na última semana, 124 presos estavam mantidos nas carceragens das DPPAs do Estado. Foto: Divulgação/Ugeirm

Da Redação

Desde o último sábado (18), os presos que estavam sendo mantidos nas viaturas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) de Porto Alegre e da região metropolitana estão sendo realocados para vagas dentro do sistema prisional do Estado.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as DPPAs estão agora com cerca de 80 presos nas celas, mas não existem mais detentos nas viaturas. “Eventualmente pode até haver um preso em viaturas porque eles estão aguardando a prisão em flagrante, mas isso dura só algumas poucas horas”, afirma Antonio Bavaresco, assessor de comunicação da Secretaria. OS detentos que estavam em viaturas estariam sendo enviados para vagas que abriram no sistema prisional. “Toda hora está havendo liberação nos presídios, só que não é um número suficiente para que possamos zerar as vagas nas delegacias”, afirma.

Ainda segundo Bavaresco, os detentos que estão nas celas das DPPAs não serão realocados até a próxima quinta-feira (23), quando ocorrerá uma reunião entre os órgãos responsáveis por criar um cronograma de solução definitiva para a superlotação nas carceragens das DPPAs e nos presídios do Estado. A ideia é criar um cronograma para “ir diminuindo aos poucos” o número de presos nas celas. “Não vamos ir liberando os detentos que precisam estar presos por questão de segurança, mas ao mesmo vamos tentar preservar o cidadão que vai buscar ajuda nas delegacias e que não precisa estar convivendo com os presos no mesmo espaço”.

Na última quarta-feira (15), 124 presos estavam mantidos nas carceragens das DPPAs do Estado, de acordo com levantamento feito pela Ugeirm, sindicato que representa investigadores, escrivães e inspetores da Polícia Civil. Ao todo, 14 estavam nas viaturas. Além disso, contêineres também estavam sendo utilizados para manter os detentos. Em Novo Hamburgo, por exemplo, 12 estavam presos nesses espaços.

De acordo com Fábio Castro, vice-presidente da Ugeirm, o Sindicato espera que os presos também sejam retirados das celas das DPPAs. “Essa situação já está perdurando há muito tempo, mas até agora a gente não tem nenhuma resolução”, afirma.

Na quinta-feira (16), os juízes Paulo Augusto Oliveira Irion e Sonali da Cruz Zluhan, da 1ª Vara de Execuções Criminais, haviam suspendido a expedição de mandados de prisão em Porto Alegre até que existissem novas vagas no sistema prisional. Porém, na sexta-feira (17), o Tribunal de Justiça anulou a decisão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora