Geral
|
15 de maio de 2019
|
17:42

Porto Alegre receberá, em outubro, 21° Congresso Brasileiro de Arquitetos

Por
Sul 21
[email protected]
Porto Alegre receberá, em outubro, 21° Congresso Brasileiro de Arquitetos
Porto Alegre receberá, em outubro, 21° Congresso Brasileiro de Arquitetos
Reprodução/Facebook

Da Redação*

Já estão abertas no site www.21cba.com.br as inscrições e submissão de trabalhos para o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que ocorrerá em Porto Alegre de 9 a 12 de outubro de 2019. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS, o evento destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico. Os trabalhos a serem apresentados durante o Congresso serão divididos em três categorias – Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas – e deverão estar inseridos em um dos principais subtemas propostos pelo 21º CBA.

Os artigos científicos devem tratar sobre algum dos subtemas do congresso, apresentando resultados de atividades de pesquisa e/ou extensão e podem ser inscritos por profissionais e estudantes. Arquitetos e Urbanistas podem inscrever projetos que serão expostos durante o evento na Praça da Alfândega, além de apresentação oral conforme a programação do evento.

Já a categoria Outras Práticas destina-se a ações transdisciplinares que dialoguem com a temática do congresso e seus subtemas. Os projetos devem ser ligados à arquitetura e ao urbanismo e dialogar com a temática do congresso e seus subtemas e podem ser apresentados por coletivos, profissionais ou estudantes da arquitetura e urbanismo.

O prazo para submissão de trabalhos é até 31 de maio de 2019, encerrando-se, impreterivelmente, às 23h59min (horário de Brasília). As inscrições do primeiro lote com valor promocional encerram em 15 de maio e custam entre R$ 180,00 (Estudante Sócio IAB) a R$ 430,00 (Profissional).

Sobre o CBA

Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. O tema desta edição é Espaço e Democracia. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

O 21º CBA conta em sua programação com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.

O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1945. Para a 21ª edição o evento terá a co-realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e diversas entidades parcerias. O evento contará com atividades em onze espaços da cidade: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural da UFRGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB e Praça da Alfândega.

Homenageada e programação

A homenageada desta edição do CBA é a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 2 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro. O congresso receberá a arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista brasileira Ermínia Maricato. Também estão confirmados na programação Paulo Mendes da Rocha, Marcelo Carvalho Ferraz, Nabil Bonduki, Zulu Araújo, entre outros nomes que serão divulgados em breve.

Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br |facebook.com/21congressobrasileirodearquitetos | instagram @21cba

*As informações são do IAB-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora