Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
15 de maio de 2019
|
16:58

‘Não vai ter corte, vai ter luta’: estudantes abraçam instituições de ensino em POA

Por
Sul 21
[email protected]
Dia de mobilização se fortaleceu no início da tarde desta quarta (15). Foto: Luís Eduardo Gomes/Sul21

Luís Eduardo Gomes
Annie Castro

A mobilização de estudantes em defesa da educação começou a ganhar força em Porto Alegre no início da tarde desta segunda-feira (15).

Após manifestações esparsas pela manhã, um grupo de centenas de pessoas se reuniu na entrada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) por volta do meio-dia. Após uma série de falas, estudantes, professores, técnicos e apoiadores organizaram um abraço coletivo à instituição. Durante a ação, eles cantavam palavras de ordem como “Não vai ter corte, vai ter luta” e “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”, em protesto a medidas anunciadas pelo governo federal. Motoristas que passavam pelo local buzinavam em apoio ao protesto.

Leia também:
PM usa bombas para dispersar protesto de estudantes na UFRGS

Estudantes e comunidade abraçam prédio da UFCSPA. Foti: Giulia Cassol/Sul21

Na sequência do abraço, o grupo se deslocou para o Instituto de Educação, localizado na Av. Osvaldo Aranha, passando pelo vizinho Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ato foi engrossando pelo caminho, com estudantes que estavam na UFRGS e em representante do Centro de Professores do Estado do RS (Cpers) aderindo à mobilização.

Por volta das 14h15, os manifestantes realizaram também um abraço simbólico em frente ao Instituto Flores da Cunha, na Av. Osvaldo Aranha. Enquanto estudantes e representantes de movimentos sindicais formavam um cordão humano ao redor de toda a quadra do Instituto, alguns cantavam gritos de ordem como “aqui está o povo sem medo de lutar”.

No carro de som, manifestantes afirmaram que todos os estudantes da educação básica deveriam se juntar à luta que está sendo realizada hoje, e chamaram atenção também para o descaso do Governo de Eduardo Leite com a educação no Rio Grande do Sul.

Foto: Luís Eduardo Gomes/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora