Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
27 de maio de 2019
|
21:38

Governo Leite suspende edital de concessão do Zoológico, mas não desiste de PPP

Por
Sul 21
[email protected]
Governo Leite suspende edital de concessão do Zoológico, mas não desiste de PPP
Governo Leite suspende edital de concessão do Zoológico, mas não desiste de PPP
Foto: Carol Ferraz/Sul21

Da Redação

Nesta segunda-feira (27), um dia antes do prazo final para que empresas privadas interessadas na gestão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul apresentassem suas propostas, o Governo do Estado suspendeu provisoriamente o edital de concessão. De acordo com Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica, a medida foi tomada para que sejam revisados e ajustados itens no contrato, a fim de trazer mais segurança acerca da garantia dos investimentos, da qualidade do tratamento aos animais e da qualidade de serviço que será ofertado pelos investidores.

Segundo o secretário, no entanto, a decisão do Governo de conceder o Zoológico para a iniciativa privada não será revertida. “É uma diretriz do Governo a busca de um parceiro privado para o Parque”, afirma. Segundo ele, “diversos governos” no país estão fazendo o movimento de conceder para a iniciativa privada parques ambientais e zoológicos. “É natural que hoje você concentre os esforços do Estado em coisas mais básicas e tente trazer o privado para esses equipamentos”, diz.

Entretanto, Gastal admite que a concessão de um um zoológico tem suas particularidades. “A concessão de uma rodovia, por exemplo, é menos complexa porque é uma experiência que já existe. Zoológico concedido no Brasil, se não me engano, tem um ou dois, no máximo”, diz. Em função disso, Gastal afirma que há uma insegurança por parte das empresas privadas, que preferem investir em “ativos que são mais seguros, de maior rentabilidade e com mais segurança jurídica, como rodovias, energia e aeroportos”.

O contrato cancelado tinha previsão mínima de 30 anos de concessão. De acordo com Gastal, o tempo não será alterado. Ele afirma que os pontos que devem mudar passarão por debate prévio com o Comitê Gestor de Parcerias público privadas do Estado e com o consórcio responsável pelo contrato, a KPMG. “Vamos analisar o que é possível ajustar para que a gente consiga ter um consórcio de sucesso. Mas, não há menor dúvida que vai ser concedido o zoológico ou de que haverá condições que sejam extremamente responsáveis para o tratamento de animais”, afirmou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora