Geral
|
8 de maio de 2019
|
21:05

CPERS denuncia falta de 1,4 mil educadores nas escolas do RS

Por
Luís Gomes
[email protected]
CPERS denuncia falta de 1,4 mil educadores nas escolas do RS
CPERS denuncia falta de 1,4 mil educadores nas escolas do RS
Problema de falta de professores persiste dois meses após o início das aulas. Na foto, colégio Paula Soares | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) divulgou nesta terça-feira (7) um levantamento que aponta que faltam pelo menos 1.429 profissionais na rede estadual de educação, o que significa um déficit de 866 professores e 563 funcionários de escola.

O levantamento foi feito com base em dados passados por 37 dos 42 núcleos do CPERS, o que significa que a carência deve ser ainda maior. Apenas o núcleo de São Luiz Gonzaga não identificou falta de recursos humanos. Por outro lado, o 38º, que abrange a zona norte de Porto Alegre, registra um déficit de 206 educadores em 71 escolas.

Apesar de nem todos os núcleos terem discriminado a área em que faltam recursos humanos, o CPERS aponta que as disciplinas mais afetadas pela falta de professores são, pela ordem, Matemática (54), Português (43), Geografia (41), Educação Artística (42) e Língua Inglesa (41). O sindicato também indica falta de pessoal para trabalhar em bibliotecas (50), em cargos de supervisão (41), de orientação educacional (47), além de um déficit de 139 merendeiras e 116 serventes.

O CPERS cobra do governo do Estado a realização de concursos públicos para suprir a demanda, visto que o último para professores data de 2013 e, para funcionários, de 2014.

A Secretaria Estadual da Educação foi procurada, na manhã desta quarta-feira (8) pela reportagem do Sul21 para ouvir sua posição sobre o problema, mas até o final do dia ainda não havia se pronunciado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora