Geral
|
23 de maio de 2019
|
18:35

Agricultores se mobilizam pela revisão de decreto que pode extinguir Comissão de Produção Orgânica do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Agricultores se mobilizam pela revisão de decreto que pode extinguir Comissão de Produção Orgânica do RS
Agricultores se mobilizam pela revisão de decreto que pode extinguir Comissão de Produção Orgânica do RS

Da Redação

Agricultores familiares, representantes de cooperativas agrícolas e servidores públicos reúnem-se neste sábado (25), na Feira Agroecológica do Bom Fim, em um ato pela revisão de medida do governo Bolsonaro que pode extinguir as Comissões de Produção Orgânica (CPOrg). A Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul é um fórum que reúne entidades públicas e privadas com o objetivo de ampliar a produção e comercialização de orgânicos no Estado, que concentra a segunda maior quantidade de agricultores do ramo no país. A CPOrg também funciona como um espaço de diálogo entre governo e sociedade civil, com apoio à formulação e implementação de políticas públicas.

Se a Comissão for extinta, os pequenos produtores perderão seu principal auxílio à adequação à legislação de conformidade orgânica, e as entidades do setor perderão a capacidade de controle social da própria atividade. O fim da CPOrg resultaria também na redução do apoio ao pequeno agricultor em áreas como assistência técnica, comercialização e certificação, que segundo pesquisa do Sebrae estão entre as maiores dificuldades do produtor do ramo.

Em abril, Bolsonaro assinou o decreto 9759/2019, que determina a extinção de todos os colegiados ligados à administração federal. A decisão permite que cada pasta opte pela recriação das comissões que considerarem essenciais. Para que o órgão sobreviva, agricultores, entidades e cooperativas dependem de decisão favorável da ministra Tereza Cristina (DEM-MS), que deve optar dia 28 de maio pela extinção ou não da comissão, data limite para essa definição. Por isso, o objetivo da mobilização deste sábado é convencer o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a manter a CPOrg ativa no Rio Grande do Sul.

Segundo o Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o setor faturou R$ 4 bilhões em 2018 e cresceu 20% em relação a 2017. Estudo do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária revelou que, em 2017, a procura por alimentos orgânicos cresceu 20% a mais que a sua produção. Na região sul do Brasil, que concentra um em cada três produtores orgânicos brasileiros, o consumo no segmento é duas vezes maior que no resto do país. Em cidades como Porto Alegre, um em cada três habitantes consomem orgânicos ao menos quinzenalmente.

Além de comissões que apoiam a produção orgânica, outros colegiados como o Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Comissão Nacional de Políticas da Biodiversidade (Conabio) podem acabar, caso os ministérios que os tutelam não optem por mantê-los até dia 28.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora