Geral
|
26 de abril de 2019
|
19:13

Mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens a tarefas domésticas, aponta IBGE

Por
Sul 21
[email protected]
Mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens a tarefas domésticas, aponta IBGE
Mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens a tarefas domésticas, aponta IBGE
Mulheres ainda são maioria nas tarefas domésticas, segundo IBGE. Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Da Redação*

Em 2018, as mulheres dedicaram quase o dobro de tempo que os homens às atividades domésticas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados nesta sexta-feira (26) pelo IBGE, elas gastaram, em média, 21,3 horas por semana com afazeres domésticos e cuidado de pessoas. As mesmas atividades consumiram cerca de 10,9 horas dos homens.

Ainda segundo o levantamento, mesmo trabalhando fora, a mulher cumpriu 8,2 horas a mais em obrigações domésticas que o homem também ocupado. A diferença foi ainda maior entre homens e mulheres desempregados, quando elas trabalharam 11,8 horas a mais que eles.

Na condição de cônjuge ou companheira, as mulheres trabalharam ainda mais, chegando a alcançar 97,7% delas. Entre os homens, na mesma situação, a incidência foi de 84,6%.

Das sete atividades pesquisadas em afazeres domésticos, a mulher foi maioria em seis. Cozinhar foi a tarefa com a maior diferença entre os sexos, com incidência de 95,5% entre as mulheres e 60,8% entre os homens. A presença masculina foi maior apenas em “fazer pequenos reparos no domicílio” – 59,2% entre eles e 30,6% entre elas. A mulher também era maioria em todas as cinco atividades pesquisadas em cuidado de pessoas, que leva em conta a responsabilidade por crianças, idosos ou enfermos.

Para a analista da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, apesar do crescimento da participação masculina no trabalho doméstico nos últimos anos, as mulheres continuam sendo maioria e dedicam mais horas mesmo em situações ocupacionais idênticas a dos homens. “Isso revela uma realidade distante na equiparação de tarefas no domicílio”, afirma.

*Com informações do IBGE


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora