Geral
|
8 de abril de 2019
|
14:18

Encontro debate ameaças e impactos de monocultivos de árvores e das árvores transgênicas

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro debate ameaças e impactos de monocultivos de árvores e das árvores transgênicas
Encontro debate ameaças e impactos de monocultivos de árvores e das árvores transgênicas
Divulgação

Da Redação (*)

A Amigos da Terra Brasil e o World Rainforest Movement (WRM) promovem nesta terça-feira (9), a partir das 18h30min, no Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853), em Porto Alegre, um debate público sobre as ameaças e impactos dos monocultivos de árvores e das árvores transgênicas. Participarão do debate representantes de diferentes regiões nacionais e internacionais, como Argentina, Chile e Estados Unidos, que relatando as condições atuais desta temática aqui no estado e demais regiões.

Também conhecidas como desertos verdes e árvores Frankenstein, a monocultura e a transgenia tem se tornado um tema polêmico no setor ambiental, social e econômico. A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) estimava, em 2011, 6,3 milhões de hectares a área de florestas plantadas no Brasil, sendo 4,5 milhões em eucalipto e 1,8 milhões em pinus. Na avaliação dos organizadores do evento, a projeção é de números ainda maiores hoje, girando em torno de doze milhões. Na questão da transgenia, o desconhecimento dos resultados a médio e longo prazo é um dos principais fatores de debate, uma vez que as pesquisas são recentes, iniciadas a partir das últimas três décadas. Hoje apenas três países no mundo aprovam a utilização de árvores transgênicas: Estados Unidos, China e, mais recentemente, o Brasil.

O encontro pretende debater também a atuação das corporações, compradoras de imensos territórios para a produção de monocultivo de árvores,  os impactos ambientais e sociais dessas plantações, bem como o uso intensivo de agrotóxicos e os conflitos com as populações que, historicamente, vivem nessas áreas.

Para participar do debate não é necessária inscrição prévia e o acesso é gratuito.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora