Geral
|
25 de abril de 2019
|
13:04

Desmonte da ciência brasileira compromete seriamente futuro do país, alerta manifesto

Por
Sul 21
[email protected]
Na área da saúde, diz documento, população sofrerá com surtos de novas doenças e também com doenças antigas já erradicadas. (Foto: Portal Brasil)

Da Redação

O descaso e o desmonte do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação está compromete seriamente o futuro do Brasil. A interrupção do investimento e da formação de cientistas provocará uma desqualificação do país no cenário mundial e afetará diretamente a qualidade de vida e a segurança da população. A política deliberada de desmonte das universidades, dos institutos federais e da Ciência brasileira como um todo é um atentado contra o povo e um grande retrocesso para todo o país. A advertência foi feita nesta quarta-feira (24) por um manifesto lançado pela ADUFRGS-Sindical denunciando o desmonte do sistema de pesquisa e ciência no país. O documento é uma resposta à política de desmonte da Ciência promovida pelo governo Bolsonaro, que anunciou cortes na Capes e no CNPq e tem dito que as universidades públicas não produzem pesquisa.

Além das universidades, estudantes e pesquisadores, esse processo de desmonte atingirá também o cotidiano dos brasileiros, alerta ainda o manifesto. “A Saúde e a Educação são prioridades e todos têm que entender que o desmonte da Ciência faz parte de uma política deliberada de desmonte do serviço público brasileiro e de sua privatização, abrindo ao mercado financeiro especulativo a chance de aumentar cada vez mais seus lucros e, a setores internacionais, a oportunidade de se apropriar das riquezas nacionais estratégicas, tornando a vida dos brasileiros, sobretudo os mais pobres, cada vez mais difícil”.

O manifesto foi lançado no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante um bate-papo sobre o desmonte da Ciência & Tecnologia e pesquisa no Brasil com o presidente da ADUFRGS-Sindical, Paulo Machado Mors. Nesta atividade, a ADUFRGS também coletou assinaturas para o abaixo-assinado nacional contra a Reforma da Previdência. Após o lançamento, o Ciclo de Debates Universidade do Futuro, promovido pelo Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) em parceria com a ADUFRGS, debateu o lugar do Brasil na Ciência e Tecnologia, com a participação do professor Glauco Arbix, do Observatório da Inovação do IEA-USP.

Manifesto foi lançado durante atividade da ADUFRGS no Campus do Vale. (Divulgação)

Confira abaixo a íntegra do manifesto lançado pela ADUFRGS-Sindical:

Para onde caminhamos – O desmonte do sistema de CT&I é aposta na entrega do País

Manifesto da ADUFRGS-Sindical contra a política do Governo Federal de destruição da Ciência brasileira

Nos últimos anos e, principalmente, nos últimos meses a Ciência brasileira tem sofrido muitos ataques. Já no governo anterior, a fusão do Ministério da Ciência e Tecnologia com o das Comunicações, o fim do programa Ciência Sem Fronteiras e os cortes orçamentários promovidos após a edição da Emenda Constitucional 95, além do confisco dos recursos próprios das Universidades, já foram gravíssimos ataques ao futuro soberano do Brasil. Isso só está piorando, a olhos vistos, no governo Bolsonaro.

Estamos lendo e ouvindo que órgãos de fomento como CAPES e CNPq estão com dinheiro contado até setembro deste ano. Bolsas serão cortadas deixando cerca de 80.000 pessoas atingidas, incluindo alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores que fazem pesquisa no País. Na LDO de 2020 não há previsão de reajuste salarial e nem de realização de concursos públicos, o que poderá esvaziar nossas instituições públicas federais, que são responsáveis pela grande maioria da pesquisa que é feita no Brasil, tanto pesquisa básica quanto de interação com o setor produtivo. Soma-se a isso a enxurrada de aposentadorias que se vislumbra, com a tentativa do governo de reformar a Previdência. Sem professores e pesquisadores não se faz Ciência, e esse desmonte do sistema é uma política deliberada de setores políticos que defendem a privatização dos serviços públicos e a subserviência a outros países.

A Ciência salva vidas. Todos precisam se mobilizar. A população precisa tomar conhecimento do desmonte e ajudar para que a Ciência não morra. Muitos projetos serão interrompidos. Desenvolvimento de vacinas, estudos moleculares de doenças raras e medicamentos, apenas como exemplos, sofrerão prejuízos incalculáveis e deixarão milhares de pacientes sem esperanças para continuar suas vidas.

A autonomia nacional depende da Ciência e da pesquisa. A Petrobras se tornou referência mundial na prospecção de petróleo em águas profundas e a descoberta da camada pré-sal é prova do que significa a sinergia entre a empresa e as Universidades Públicas brasileiras, que desenvolveram essa tecnologia. O que se vê agora? O governo, ao invés de apostar no desenvolvimento da autossuficiência em petróleo, aposta em não produzir, tornar ociosas nossas refinarias e em importar cada vez mais derivados de petróleo, principalmente dos Estados Unidos, com sua política entreguista de preços internacionais, que só torna a vida dos brasileiros cada vez mais cara. Foi a Embrapa e suas parcerias com as Universidades e Institutos Federais que tornaram o Brasil referência mundial em eficiência na produção agrícola.

Até na área militar e de defesa a aposta é antinacional; exemplos são a entrega da Embraer para a Boeing e da base de Alcântara para os americanos. O futuro do país está em jogo e, ao contrário de outros países, que investem maciçamente em novas tecnologias, ambientalmente sustentáveis, em novos materiais, em novas fontes de energia, em busca de uma nova maneira de produzir, com a preservação do meio ambiente e o combate ao aquecimento global, o Brasil abre mão de organizar a conferência mundial do clima, abre as portas para o desmatamento e a venda de terras para estrangeiros. Tudo isso tem a ver com Ciência e tudo isso vai parar com essa política suicida de cortes de verbas, de desvalorização dos pesquisadores e entrega da tecnologia nacional.

Muitas entidades ligadas à Ciência têm se manifestado e alertado para esse desmonte, caso da SBPC, que tem colocado em seu portal diversas matérias chamando a atenção para esse grave problema. O descaso com nosso sistema de CT&I compromete seriamente o futuro da Nação. A interrupção do investimento e da formação de cientistas nos desqualificará seriamente no cenário mundial. E podemos complementar que na área da saúde, por exemplo, a população brasileira irá sofrer com surtos de novas doenças e também com doenças antigas já erradicadas em nosso meio. Os hospitais universitários realizam gratuitamente mais de um milhão de consultas e procedimentos por ano, segundo o Ministério da Educação, todos feitos com ajuda de profissionais envolvidos em Universidades. As nossas Universidades são centros de pesquisa de altíssima qualidade mesmo com o escasso dinheiro que nos chega. Trabalhos de brasileiros são premiados a todo o momento.

Por isso todos devem se envolver nessa causa. A Saúde e a Educação são prioridades e todos têm que entender que o desmonte da Ciência faz parte de uma política deliberada de desmonte do serviço público brasileiro e de sua privatização, abrindo ao mercado financeiro especulativo a chance de aumentar cada vez mais seus lucros e, a setores internacionais, a oportunidade de se apropriar das riquezas nacionais estratégicas, tornando a vida dos brasileiros, sobretudo os mais pobres, cada vez mais difícil.

Essa política deliberada de desmonte das Universidades, dos Institutos Federais e da Ciência brasileira, é um atentado contra o povo, e um grande retrocesso no que se estava observando nas últimas décadas, com a expansão do sistema federal de educação, com os avanços na Ciência brasileira e com a diminuição da pobreza. Todos temos que nos rebelar e lutar contra este estado de coisas.

Salvemos a Ciência Brasileira!!!

Porto Alegre, 24 de abril de 2019 – Dia Nacional de Mobilização da Educação


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora