Geral
|
10 de abril de 2019
|
22:38

Crime ambiental: MPF denuncia pesca de espécies ameaçadas de extinção

Por
Sul 21
[email protected]
Acusados realizaram pesca de espécies ameaçadas mediante arrasto com duas redes. (MPF)
Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF), em Rio Grande (RS), denunciou duas pessoas por pescarem em lugar proibido espécies que estão ameaçadas de extinção. Em dezembro de 2018, policiais do Pelotão Ambiental realizavam vigilância nas proximidades dos molhes da barra em São José do Norte – local em que a pesca é proibida por se tratar de área de proteção ao Boto – , quando flagraram a prática de pesca predatória. Os denunciados foram flagrados, acompanhados de mais de 30 pessoas que lhes auxiliavam, realizando pesca mediante arrasto com duas redes. Ao todo, eles pescaram 2134 exemplares do peixe raia-viola – espécie criticamente em perigo de extinção –, um exemplar de golfinho e um exemplar de tartaruga marinha.

Na época em que ocorreu o flagrante, os indivíduos da espécie raia-viola aproximam-se da praia para se reproduzir. Aproveitando-se desse momento delicado e vulnerável do ciclo reprodutivo da espécie, os réus realizaram a captura de um cardume inteiro, com diversas fêmeas que estavam fecundando.
Peixes aproximaram-se da praia para se reproduzir. (MPF)
Segundo o Ministério Público Federal, o impacto da pesca sobre as populações de raias-viola é gigantesco, tendo em vista a dificuldade de reprodução da espécie que está relacionada na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixe e Invertebrados Aquáticos, na Lista de Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul e no livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, na categoria criticamente em perigo.
Também foi capturado um exemplar de tartaruga marinha (MPF).

Também foi capturado um exemplar de tartaruga marinha, espécie relacionada na Lista das Espécies Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul e no Livro vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, na categoria vulnerável e um exemplar de golfinho, também relacionado como vulnerável na lista das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul e avaliada como em perigo na Lista vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil.

Ainda segundo o MP Federal, foram apreendidas mais de dez toneladas de pescado, com um valor superior a R$ 400.000,00.
(*) As informações são do Ministério Público Federal.
Mais fotos da pesca ilegal denunciada pelo MP Federal:
MPF/Reprodução
MPF/Reprodução
MPF/Reprodução
MPF/Reprodução

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora