Geral
|
25 de abril de 2019
|
17:37

Associação de servidores do Ibama e do ICMBio repudia ameaças de ministro

Por
Sul 21
[email protected]
Associação de servidores do Ibama e do ICMBio repudia ameaças de ministro
Associação de servidores do Ibama e do ICMBio repudia ameaças de ministro
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 Da Redação

A Associação dos Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no Rio Grande do Sul divulgou nota oficial manifestando apoio e solidariedade aos servidores do ICMBio lotados no Parque nacional Lagoa do Peixe, que foram ameaçados pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de instauração de um processo administrativo. Segundo a nota, a ameaça foi provocada pelo fato de os servidores “não estarem presentes em uma reunião política fora da agenda oficial ocorrida no município de Mostardas”.

A entidade repudia a “forma autoritária e anti-republicana com que o senhor ministro tratou os colegas, caracterizando desrespeito aos servidores públicos”. “Atitudes de desprezo aos servidores e à comunidade”, acrescenta,  ocorreram também em outras unidades de conservação visitadas pelo ministro.

“Estamos certos de que o comportamento do Ministro ao proferir as ameaças fere o código de conduta dos servidores públicos. O enfraquecimento da imagem dos servidores bem como sua exposição pública, constitui um grave risco à sua integridade física e psicológica e a consequente fragilização dos órgãos da área ambiental no desempenho de suas árduas, perigosas e importantes atribuições constitucionais”, afirma ainda a nota.

A associação conclui afirmando que os servidores seguirão “ativos na defesa da integridade e dos direitos dos servidores da área ambiental e das instituições do país”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora