Geral
|
11 de abril de 2019
|
13:35

Após ter asilo equatoriano suspenso, Julian Assange é preso em Londres

Por
Sul 21
[email protected]
Após ter asilo equatoriano suspenso, Julian Assange é preso em Londres
Após ter asilo equatoriano suspenso, Julian Assange é preso em Londres
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na embaixada do Equador em Londres, nesta quinta-feira (11) — Foto: Reprodução/RUPTLY

Da Redação

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange foi preso na manhã desta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012. O WikiLeaks é uma organização que divulga documentos confidenciais de governos e empresas. A polícia londrina afirmou que a prisão tem relação com um pedido de extradição contra Assange feito por autoridades norte-americanas. Os policiais entraram na embaixada após o presidente equatoriano, Lenín Moreno, suspender o asilo que concedia a ele.

Segundo o presidente, Assange violou os termos acordados para permanência na embaixada ao longo dos anos. Ele disse que o asilado não tinha o direito de “hackear contas privadas ou telefones” e não podia intervir na política de outros países, especialmente aqueles que têm relações amistosas com o Equador.

O WikiLeaks interpretou a decisão do Equador como “ilegal”.  Na quarta-feira (10), o portal divulgou que Assange foi espionado durante parte do período em que ele ficou na embaixada. Kristinn Hrafnsson, editor-chefe do WikiLeaks, disse que as informações podem ter sido entregues ao governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Assange é investigado naquele país pelo maior vazamento de documentos da sua história.

Edward Snowden, que vazou as provas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), afirmou que: “Os críticos de Assange podem festejar, mas este é um momento sombrio para a liberdade de imprensa.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora