Geral
|
12 de março de 2019
|
14:09

Primeira vereadora do PT em Porto Alegre recebe homenagem na Câmara

Por
Luís Gomes
[email protected]
Primeira vereadora do PT em Porto Alegre recebe homenagem na Câmara
Primeira vereadora do PT em Porto Alegre recebe homenagem na Câmara
Ex-vereadora Ana Godoy foi homenageada pela bancada do PT | Foto: Ederson Nunes/CMPA

Da Redação*

A bancada do PT na Câmara dos Vereadores homanageou na segunda-feira (11) a ex-vereadora Ana Alves Godoy, primeira mulher que assumiu a vereança pelo partido, entre 1983 a 1988. A iniciativa foi realizada durante a sessão plenária de homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Nascida em 1939, em Veranópolis, Ana morou em Osório e aos nove anos mudou-se para a Vila do IAPI, em Porto Alegre. Foi doméstica, cozinheira, comerciária, morou em diferentes bairros da cidade como Restinga, Vila Cruzeiro, Auxiliadora, Cidade Baixa, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Parque dos Mayas, Rubem Berta, muitas vezes em condições precárias. Mora atualmente no bairro Mário Quintana.

Ana ajudou a fundar várias associações de moradores, contribuiu na fundação do Partido dos Trabalhadores, foi presidente da Zonal 113, trabalhou no Departamento Municipal de Habitação e foi conselheira do Orçamento Participativo. Escreveu o livro “Vila Esmeralda, uma voz dos que não tem vez”, pela Editora Vozes, relatando um pouco de suas vivências na organização comunitária da Lomba do Pinheiro.

Candidata a vereadora, ficou na suplência do primeiro vereador do PT da capital, Antônio Hohfeldt, por seis anos. O partido promovia a rotatividade de suplentes e, nessa condição, Ana Godoy assumiu inúmeras vezes a vereança. Em 2007, recebeu da Câmara de Vereadores o título honorífico de Líder Comunitária.

Aos 80 anos, 4 filhos, 18 netos e 10 bisnetos, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica e com alguma limitação de movimento, Ana segue convicta e ativa da necessidade de mobilização social, que caracterizou Porto Alegre como capital mundial da participação.

“Ela semeou melhorias nas condições de vida em todos os lugares por onde passou com determinação e mobilização coletiva. Sua trajetória é uma inspiração para as novas gerações dessa incansável trabalho e compreensão de que a organização social é fundamental para transformar a realidade”, registra o líder da bancada do PT na Câmara de Porto Alegre, Marcelo Sgarbossa, que propôs a homenagem.

*Com informações da Bancada do PT


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora