Geral
|
7 de março de 2019
|
16:47

Mães&Pais pela Democracia terá Associação oficializada no Dia Internacional de Luta das Mulheres

Por
Sul 21
[email protected]
Mães&Pais pela Democracia terá Associação oficializada no Dia Internacional de Luta das Mulheres
Mães&Pais pela Democracia terá Associação oficializada no Dia Internacional de Luta das Mulheres
Divulgação

 Da Redação (*)

A Associação Mães&Pais pela Democracia (AMPD) participa, nesta sexta-feira (8), das atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres, no centro de Porto Alegre. A data também marcará a formalização da Associação, que tem, entre seus integrantes, mães e pais de 36 instituições de ensino, públicas e privadas, do Rio Grande do Sul. “Seremos linha de frente da resistência para garantir uma educação livre e plural para nossas filhas e filhos. Não vamos aceitar a censura na escola. Não vamos nos calar frente à falta de respeito às professoras. “Decidimos tornar oficial a Associação em 8 de março, essa data tão significativa, como uma maneira de marcar nossa luta contra qualquer forma de discriminação e opressão”  ”, diz a presidenta da AMPD, a socióloga Aline Kerber.

Mães&Pais pela Democracia surgiu a partir das manifestações ocorridas em outubro do ano passado, em algumas escolas privadas de Porto Alegre. Após alunos expressarem, no intervalo das aulas, sua contrariedade e resistência aos discursos discriminatórios disseminados por alguns políticos, um grupo de mães e pais de alunos e alunas do Colégio Rosário decidiu se engajar e apoiar seus filhos e a defesa da segurança dos direitos. Iniciado por Whatsapp, o movimento se ampliou até ser criada a Associação, em fevereiro de 2019. Recentemente, tem recebido apoio de diversos artistas e intelectuais com vídeos compartilhados nas suas redes sociais, entre eles o escritor Luis Fernando Verissimo, o historiador e professor Francisco Marshall e o ator e cantor Evandro Mesquita.

A programação do Dia Internacional de Luta das Mulheres no Largo Glênio terá painéis sobre diferentes temas, como Feminicídio e Direitos Reprodutivos, Reforma da Previdência, Soberania Alimentar, entre outros. A programação da AMPD terá início às 8 horas no Largo Glênio Peres. Integrantes da Associação estarão vestidos com camisetas, adesivos e bottons com o lema: educar com amor e liberdade. A entidade se manifestará em defesa da democracia e da liberdade desde a escola e o apoio incondicional às professoras. Além disso,  realizará uma pesquisa no local com professoras sobre o projeto Escola sem Partido. Como encerramento da programação do dia, às 19h, uma marcha de mulheres sairá da Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre.

(*) Com informações da Associação Mães&Pais Pela Democracia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora