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18 de março de 2019
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22:30

Frentes parlamentares lançam mobilização pela duplicação da BR 290

Por
Sul 21
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Frentes são coordenadas pelos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), na Assembleia Legislativa, e Henrique Fontana (PT), na Câmara dos Deputados. (Foto: Vanessa Vargas)

Da Redação (*)

Representantes de 19 municípios da região do entorno da BR 290 se reuniram nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa gaúcha para apoiar o relançamento das frentes parlamentares estadual e federal pela duplicação da BR 290. O encontro contou com a participação de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. As frentes são coordenadas pelos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), na Assembleia Legislativa, e Henrique Fontana (PT), na Câmara dos Deputados.

A campanha de mobilização pela duplicação da BR 290 será apresentada ao governador Eduardo Leite para que o assunto seja incorporado na agenda de reivindicações estratégicas para o Rio Grande do Sul. “Não podemos pensar que vamos duplicar a 290 com emendas de bancada”, salientou o deputado Henrique Fontana. Para ele, a realização da obra depende de uma decisão governamental, que tenha incidência na definição do Orçamento federal. “Se dependermos de emendas de bancadas, levaremos mais de 20 anos para concluir a obra”.

Neste ano, por mobilização das Frentes Parlamentares estadual e federal a bancada gaúcha aprovou uma emenda impositiva de R$ 20 milhões para a obra. O representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Delmar Pelegrini informou que os R$ 20 milhões, apesar de não resolverem o problema, ajudarão a concluir, ao menos, o acesso à Charqueadas e o Viaduto de Pantano Grande, obras já em andamento.

Mainardi, que coordena a Frente Estadual pela duplicação da rodovia, destacou a importância econômica da via para o estado e para o Brasil. “Houve um grande crescimento da dinâmica econômica do Brasil e do Rio Grande do Sul nos últimos 15 anos, o que sobrecarregou a rodovia. Temos cargas de madeira, temos turismo, temos transporte de resíduos sólidos, temos uma intensa produção que precisa desta via em condições de trafegabilidade, o que, infelizmente, ela perdeu faz tempo”, defendeu, assinalou. 

Acidentes e mortes

A insegurança da rodovia também foi um aspecto lembrado no ato de relançamento das frentes parlamentares. Segundo o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), policial Felipe Barth, a conclusão da duplicação poderia diminuir a incidência de acidentes. “Vidas estão sendo perdidas pelo atraso da obra”, disse. Segundo dados da própria PRF, já são 160 mortes desde 2010 num total de 2511 acidentes.

Os trabalhos de duplicação da BR 290 foram iniciados em 2014, mas só 10% do orçamento foi liberado até agora. Apenas naquele ano houve orçamento destinado à obra. A BR 290 é a principal rodovia transversal do Rio Grande do Sul; possui 726 quilômetros, ligando o litoral gaúcho até Uruguaiana, onde está o maior porto seco da América Latina. É conhecida, também, como rodovia do Mercosul, por ligar São Paulo a Buenos Aires. Desta via, é o único trecho que ainda não está duplicado.

Conforme dados do DNIT, trafegam na rodovia cerca de 20 mil veículos diariamente. Desses, cerca de três mil são caminhões com cargas pesadas ou sensíveis. O limite da atual rodovia é de 11 mil automóveis/dia, o que indica uma situação de saturamento insustentável.

Participaram do encontro, além de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, os deputados federais Henrique Fontana, Afonso Hann, Marcelo Moraes, Lucas Redecker, Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass, e os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi, Ernani Polo, Fernando Marroni, Frederico Antunes e o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara.

(*) Com informações da AL-RS.


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