Geral
|
22 de março de 2019
|
18:12

Documentário Dossiê Viventes será lançado dia 1° de abril no Cine Bancários

Por
Sul 21
[email protected]
A região onde está prevista a instalação da mineradora é mais preservada do Bioma pampa de todo o Estado. (Foto: Site Alto Camaquã)

Da Redação

A luta de comunidades da bacia do Camaquã contra o projeto de instalação de uma mineradora de chumbo, das empresas Votorantim Metais (Nexa) e Iamgold, às margens do rio, é o tema do documentário “Dossiê Viventes”, que será lançado em Porto Alegre, dia 1º de abril, às 19h, no Cine Bancários. O ato de lançamento conta com o apoio da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).

Resultado de mais de dois anos anos de estudos e mobilizações, o filme exibe as razões e as paixões das comunidades para se opor à instalação da mineradora em suas terras, trazendo depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência. Mais de 40 entrevistas resumem o debate sobre o projeto, cujo processo de licenciamento segue tramitando na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal.

O filme conta com a participação das comunidades e povos tradicionais do Pampa, diretamente impactados pelo projeto de mineração, e também de cientistas, autoridades acadêmicas de renome nacional e internacional, especialistas nos ecossistemas dos campos sulinos, organizações, políticos e atores sociais de inúmeros municípios engajados na luta. Após a exibição, haverá roda de conversa com a equipe do filme, pesquisadores e colaboradores.

O projeto pretende exibir o documentário em todos os 28 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Camaquã e em universidades e instituições apoiadoras. A entrada franca.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora