Geral
|
28 de março de 2019
|
18:47

CPERS cobra solução para problemas enfrentados pelo Ipe-Saúde

Por
Sul 21
[email protected]
Arquivo/Palácio Piratini

Da Redação (*)

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública publicou nesta semana uma nota denunciando o descaso do governo do Rio Grande do Sul  com a gestão do Ipe-Saúde que, desde o início do mandato do governador Eduardo Leite (PSDB), continua sem a nomeação de um diretor-presidente e ainda não teve o Conselho de Administração instalado. Nesta quinta-feira (28), o CPERS-Sindicato manifestou-se em apoio à União Gaúcha no pedido para que o Governo do Estado tenha urgência na resolução dos problemas enfrentados pelo Ipe-Saúde e garanta a preservação dos serviços prestados pelo plano ao funcionalismo estadual.

O Sindicato, que possui representação no Conselho do IPE, afirmou sua preocupação com o cenário atual do Ipe-Saúde e disse que o fato de ainda não ter sido instalado o Conselho de Administração da entidade “é uma ilegalidade, já que o art. 30 da Lei nº15.144 prevê 180 dias para a operacionalização do colegiado. Desde a aprovação da Lei, em 5 de abril de 2018, o tempo transcorrido equivale ao dobro do prazo”.

De acordo com o CPERS, há também uma defasagem de 64% no quadro de funcionários do Ipe-Saúde, o que, segundo eles, “compromete a qualidade e a própria prestação dos serviços de saúde aos segurados do IPE”. “O atual governo também dá continuidade à prática de reter a contribuição patronal, atrasando a parte que lhe cabe dos repasses que sustentam o IPE. Enquanto isso, segurados(as) têm desconto em folha e pagam sua parcela em dia”, afirmou o Sindicato em nota.

(*) Com informações do CPERS-Sindicato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora