Geral
|
16 de fevereiro de 2019
|
17:16

USP não aceita matrículas de estudantes de colégios militares entre cotistas; Comando do Exército reage

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

Da Revista Fórum

A Universidade de São Paulo (USP) determinou o cancelamento de matrículas de estudantes de colégios militares aprovados no vestibular por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Exército não viu a decisão com bons olhos.

A justificativa da Pró-Reitoria de Graduação da universidade é que as 12 escolas mantidas pelo Exército não se enquadrariam no sistema de cotas por serem mantidas por contribuições e pagamentos mensais de pais de alunos.

Em uma reunião fechada no campus, um representante do Comando do Sudeste tentou convencer representantes da universidade a reverter o quadro, que atinge mais de 20 alunos, nas contas do Exército, ou dez, na estimativa da USP. Ele deixou o encontro com a promessa de que o caso seria analisado, sem previsão de prazo.

O ato foi interpretado pela corporação como um “ataque político” para atingir o governo Jair Bolsonaro.

Após a decisão da USP, o Comando Militar acionou o governador de São Paulo, João Doria, e o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Aviso

Na quinta-feira (14), a universidade enviou e-mail aos estudantes para avisá-los do cancelamento da matrícula. A universidade informou a um aluno aprovado no curso de Medicina que cancelou sua matrícula para não “burlar” a “finalidade das políticas de inclusão”.

Por intermédio de sua assessoria, a USP afirmou que os casos dos “dez alunos” de colégios militares com matrículas canceladas estão sendo analisados pela Comissão de Acompanhamento do Vestibular. A universidade destacou que não foi notificada pelo Ministério Público Federal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora