Geral
|
29 de janeiro de 2019
|
16:00

Três animais presos em lama de Brumadinho foram abatidos a tiros

Por
Sul 21
[email protected]
Três animais presos em lama de Brumadinho foram abatidos a tiros
Três animais presos em lama de Brumadinho foram abatidos a tiros

Da Redação

Bombeiros trabalham na localização de vitimas após tragédia na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Foto Ricardo Stuckert

Animais presos na lama da ruptura da barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, foram abatidos a tiros por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última segunda-feira (28). De acordo com a PRF, o comando da operação de resgate sobrevoou uma área próxima ao Córrego do Feijão na tarde de ontem com a presença de um veterinário, responsável por identificar animais que estivessem em situação crítica. Foi confirmado o abatimento de três animais.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o chefe da Defesa Civil de Minas, coronel Evandro Geraldo Borges, também confirmou a ação. “O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção.”

O repórter Mateus Parreiras, do jornal Estado de Minas, testemunhou a ação, que contou com a presença de helicópteros. Enquanto algumas aeronaves seguiam no resgate de vítimas, uma delas realizava o sacrifício dos animais. “Ontem (28), um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com um atirador munido de fuzil disparou oito vezes contra cavalos e bois presos na lama”, afirmou o repórter. Segundo Parreiras, foram mais de 20 disparos até que a aeronave partisse.

Nas redes sociais, ativistas da causa animal têm criticado a postura de abatimento. Luisa Mell, defensora dos animais, postou um vídeo declarando que “existem outras maneiras dignas de sacrificar os animais, e essa não é uma delas”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora