Geral
|
24 de janeiro de 2019
|
17:01

Suprema Corte dos EUA mantém veto de Trump a pessoas trans no Exército

Por
Sul 21
[email protected]
Protestos após a proibição de Trump em 2017. Nos cartazes, lê-se “trans é lindo” e “pessoas trans não são um fardo” | Foto: Ted Eytan/ WikiCommons

Da Redação (*)

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta terça-feira (22), endossar a posição do presidente Donald Trump de proibir pessoas transexuais de servirem nas Forças Armadas. Os cinco juízes conservadores – indicados por presidentes do partido Republicano, de Trump – votaram a favor do veto, enquanto os quatro progressistas discordaram.

Na prática, a decisão permite que o veto permaneça em vigor enquanto processos sobre o assunto tramitam em tribunais inferiores. Foi determinado ainda que as pessoas trans que já estejam servindo no Exército podem continuar exercendo sua função desde que “de acordo com seu sexo biológico”.

O presidente norte-americano anunciou que não aceitaria mais a presença de pessoas trans no Exército em julho de 2017, em comunicado feito no seu Twitter. De acordo com a organização Palm Center, dados do Departamento de Defesa dos EUA apontam que há atualmente 8.980 transexuais servindo como militares no país.

O ex-presidente Barack Obama, do partido Democrata, havia permitido que as pessoas trans servissem abertamente ao Exército em 2016. A decisão foi comemorada na época, mas um ano depois veio a decisão oposta por parte de Trump.

(*) Com informações da BBC e do El País 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora