Geral
|
22 de janeiro de 2019
|
11:57

Caso Marielle: Operação prende cinco suspeitos de envolvimento no assassinato

Por
Sul 21
[email protected]
Caso Marielle: Operação prende cinco suspeitos de envolvimento no assassinato
Caso Marielle: Operação prende cinco suspeitos de envolvimento no assassinato
A vereadora assassinada Marielle Franco na Câmara do Rio de Janeiro | Foto: Guilherme Cunha/Alerj

Da Redação* 

Uma operação conjunta envolvendo o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, desencadeou nesta terça-feira (22) a Operação “Os Intocáveis”.

A ação ocorreu no início da manhã em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, e outras localidades da cidade. Ao menos cinco suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes foram presos. Segundo informações da polícia, eles são integrantes da milícia mais antiga e perigosa do estado. Os principais alvos da operação são o major da Polícia Militar Ronald Paulo Alves Pereira, o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Adriano Magalhães da Nóbrega, chefe da milícia de Rio das Pedras; e o subtenente reformado da PM Maurício Silvada Costa, o Maurição.

O principal objetivo da ação do MP-RJ é atacar a milícia que explora o ramo imobiliário ilegal em Rio das Pedras. Com ações violentas e assassinatos, dois dos alvos também coordenavam o chamado ‘Escritório do Crime’ – braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda. Os principais clientes do grupo de matadores profissionais são contraventores e políticos.

No dia 18 de janeiro, o jornal The Intercept revelou dados de um inquérito em que seis testemunhas apontavam um ex-policial do Bope, que não teve o nome revelado, como autor do assassinato de Anderson e Marielle.

* Com informações do jornal O Globo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora