Geral
|
3 de dezembro de 2018
|
18:05

Encontro debate em que medida houve efetivação da Justiça nos últimos 70 anos

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro debate em que medida houve efetivação da Justiça nos últimos 70 anos
Encontro debate em que medida houve efetivação da Justiça nos últimos 70 anos
Divulgação

Da Redação

Setenta anos se passaram desde a assinatura, no dia 10 de dezembro de 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passada mais uma guerra mundial em que milhões de pessoas foram submetidas a atos de barbárie que negaram a consciência da humanidade, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou uma declaração contundente que reafirmou direitos de liberdade clássicos dos indivíduos. Além disso, reconheceu direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à dignidade de todas as pessoas e ao livre desenvolvimento de sua personalidade. A Constituição brasileira de 1988 reconheceu direitos fundamentais em sintonia com os direitos humanos fixados na Declaração Universal.

Para debater em que medida houve efetivação da Justiça nestes últimos 70 anos, o Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) promove, dia 9 de dezembro, às 16h, em Porto Alegre, um encontro que reunirá representantes de comunidades indígenas, do Poder Judiciário, estudantes, professores e ativistas de direitos humanos. O evento “Direitos Humanos para quem?“, que será realizado no Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 Bairro Floresta) tem o propósito de relembrar que o Direito não se harmoniza com a violência promovida por Estados, governos ou grupos de poder econômico e social contra as populações vulneráveis. Além disso, quer destacar também que aos povos está reservada a prerrogativa de exigir dos poderes do Estado a concretização de políticas públicas e outras medidas que promovam a justiça social.

A entrada para participar do encontro será 1kg de alimento não perecível para a Retomada Kaigang em Canela/RS.

Confira a programação completa do evento:

16h – Boas vindas e recebimento das doações – 1kg de alimento não perecível para a Retomada Kaigang em Canela/RS.

16:30h – Sessão de cinema Tela Indígena. “Índio Cidadão?” (52min), dirigido por Rodrigo Arajeju. A Mostra de Cinema Tela Indígena surgiu em 2016 com a vontade dos estudantes de Antropologia da UFRGS Ana Letícia M. Schweig, Carmem Guardiola, Eduardo Schaan, Geórgia Macedo e Marcus Wittmann de divulgar produções e coproduções audiovisuais de cineastas indígenas e também aquelas produzidas por colaboradores não-indígenas. Com o cinema, os diretores indígenas podem criar narrativas e documentar histórias que abordam o cotidiano de suas comunidades e os direitos de seus povos. A ideia da Tela Indígena é servir de ponte entre o cinema indígena e um público amplo que deseja conhecer a arte das centenas de povos originários do Brasil e das Américas.

17:30h – Rodas de conversa com a mediação de Julia Barros Schirmer, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, integrante do IDHESCA/MNDH/RS e coordenadora pela sociedade civil do Comitê Estadual Contra a Tortura do RS.

Direitos Humanos e a questão indígena

Geórgia Macedo, integrante do Tela Indígena, mestranda em Antropologia Social pela UFRGS e vinculada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS);

Marcos Vesolosquzki, graduando em Direito na UFRGS, do povo Kaigang;

Silvana Claudino, graduanda em Serviço Social na UFRGS, do povo Kaigang;

Direitos Humanos e a discriminação racial

José Carlos Gomes dos Anjos, doutor em Antropologia Social pela UFRGS e pós-doutor pela Ecole Normale Superieure de Paris. Atualmente é professor da Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural do IFCH/UFRGS e coordenador do curso de doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde.

Ana Inês Algorta Latorre, Juíza Federal no TRF4, integrante da Associação Juízes pela Democracia AJD e mestranda em Direitos Humanos pela Universidad Pablo Olavide, na Espanha.

19h – Intervenção poética do coletivo Poetas Vivos

Poetas Vivos – Com intuito de incentivar, promover e consolidar a potencialidade artística de escritores, poetas, slammers, músicos e artistas periféricos surge a Iniciativa Cultural Poetas Vivos. O projeto possui caráter empreendedor, pautado na afirmação dos direitos e no desenvolvimento e valorização de potencialidades da periferia, visando alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade nas aéreas periféricas. O coletivo organiza e executa espetáculos, eventos, oficinas, workshops, feiras, palestras, flash mobs, debates e intervenções. Os idealizadores são Agnes Cardoso, Bruno da Silva Santos, Cristal Rocha, Felipe de Freitas e Marina Minhote.
www.facebook.com/poetasvivxs
www.youtube.com/poetasvivos

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora