Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
26 de novembro de 2018
|
20:10

Três chapas concorrem nas eleições da OAB-RS, no próximo dia 30

Por
Sul 21
[email protected]
| Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

As chapas 1, 2 e 3 concorrem às eleições de 2018 da seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que será realizada nesta sexta-feira (30), das 9h às 17h no Ginásio Gigantinho. A primeira chapa é chamada OAB Mais e presidida por Ricardo Ferreira Breier, que busca a reeleição. Já a 2, OAB Em Frente, tem como presidente Paulo Roberto Petri, enquanto a Muda OAB!-RS – Somos Tod@s OAB é encabeçada por Paulo Peretti Torelly.

Leia um pouco mais sobre cada chapa:

OAB Mais – Chapa 1

A chapa OAB Mais está no comando da entidade desde 2006, anteriormente tendo como presidente Claudio Lamachia, que atualmente preside a OAB nacional. “No final de 2006 encontramos uma OAB/RS totalmente quebrada e com uma advocacia sem autoestima. Depois de 12 anos, a realidade é completamente diferente.Temos uma advocacia valorizada, com uma instituição com responsabilidade fiscal e transparência. Hoje temos as contas em dia e investimos em estruturas e serviços para as advogadas e advogados”, afirma a chapa em sua página do Facebook.

Ricardo Breier é o atual presidente da entidade | Foto: Maia Rubim/Sul21

O atual candidato, Breier, que foi vice de Lamachia, elegeu-se presidente pela primeira vez nas eleições de 2015. Na campanha, além de destacar os feitos da presidência nos últimos anos, a chapa traz diversas propostas relacionadas à tecnologia, como a utilização de inteligência artificial e a criação de aplicativo de denúncias às violações de prerrogativas. Propõe também o fortalecimento da fiscalização do exercício profissional; o projeto “meu primeiro escritório”, com financiamento diferenciado e outros benefícios para jovens advogados; campanha permanente em defesa da democracia e da cidadania, privilegiando a inclusão e o respeito às diferenças; incentivo à maior participação das mulheres advogadas nas comissões.

Breier é graduado em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Especialista em Criminologia pela PUC/RS, em Vitimologia pela Universidade de Sevilha, e Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha. Atualmente é professor de Direito e Processo Penal da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul e da Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Professor convidado do Curso de Especialização em Sistema Criminal, Politica Criminal e Direitos Humanos Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nominata:
Ricardo Ferreira Breier, Presidente
Jorge Luiz Dias Fara, Vice-presidente
Regina Adylles Endler Guimaraes, Secretária-geral
Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Secretária-geral adjunta
Andre Luis Sonntag, Tesoureiro

Paulo Petri é o candidato a presidente da OAB pela chapa 2 | Foto: Divulgação

OAB em Frente – Chapa 2

A OAB em Frente se apresenta como uma chapa que defende a paridade entre os gêneros e, embora encabeçada por um homem, afirma ter 54% de mulheres em sua nominata – dos 66 titulares, 36 são mulheres. Além de Petri para presidente, a chapa conta com Luciane Toss como candidata a vice-presidente, Carolina Mayer Spina para a secretaria-Geral, Luciana Dombkowitsch para a secretaria-Geral adjunta e Jefferson Alves para a tesouraria.

Dentre as principais propostas da chapa estão a defesa das prerrogativas dos advogados; tornar a OAB mais transparente; defesa da paridade de gênero e comissão permanente de igualdade; isentar a anuidade para as advogadas gestantes e adotantes; ampliar para cinco categorias o pagamento de anuidade dos recém inscritos na ordem; elaborar projeto de lei para criação do piso salarial da advocacia; recuperar a papel institucional da OAB na defesa da democracia; modernização da legislação da OAB na área de divulgação profissional.

O candidato à presidência, Ricardo Petri, é advogado, Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, professor universitário, foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/RS e consultor legislativo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. É autor do livro “A Judicialização da Política no Brasil: a polarização da disputa nas eleições presidenciais”.

Nominata:
Paulo Roberto Petri Da Silva, Presidente
Luciane Lourdes Webber Toss, Vice-Presidente
Carolina Mayer Spina Zimmer, Secretária-Geral
Luciana Alves Dombkowitsch, Secretária-Geral Adjunta
Jefferson Dos Santos Alves, Tesoureiro

Muda OAB!-RS – Chapa 3

Já a terceira chapa, Muda OAB!-RS, defende que haja eleições diretas para o Conselho Federal da Ordem e a composição proporcional do Conselho, com as 66 vagas sendo distribuídas dentre as chapas concorrentes de acordo com os votos de cada uma. “O Muda OAB!-RS recebeu 23% dos votos na última eleição (2015) e foi a única chapa de oposição, quando já se anunciavam os descalabros que permitiram a reforma trabalhista e a EC 95 (PEC da morte). OAB, além de se omitir nestas graves questões, seguiu fazendo política partidária enquanto as prerrogativas da profissão nunca foram tão violadas”, afirmam em sua página do Facebook.

A Chapa 3 também defende uma advocacia mais comprometida com o meio ambiente; é a favor da divulgação online das contas da OAB/RS, de licitações e da realização de concurso público para seleção de pessoal; a defesa de que não há hierarquia entre a advocacia e a magistratura; reduzir a anuidade em 5%; defender o estabelecimento do piso da advocacia, com paridade de gênero; isenção dos novos advogados nos primeiros três anos; denúncia do racismo e de toda forma de intolerância; respeito e inclusão a todas as orientações sexuais; defesa plena da acessibilidade a pessoas com deficiência, entre outras propostas.

Torelly, que já foi Procurador-Geral do Estado, encabeça a Chapa 3 | Foto: Reprodução/ Youtube

Natural de Caxias do Sul, Torelly é o candidato à presidência da chapa. Graduado pela UFRGS, Mestre pela PUC-RS e doutor pela USP, foi Procurador-Geral do Estado e do município de Canoas, além de já ter integrado a direção da OAB-RS como secretário-adjunto e coordenador das subseções.

Nominata:
Paulo Peretti Torelly, Presidente
Maria Cristina Cereser Pezzella, Vice-Presidente
Lucas Souto Bolzan, Secretário-Geral
Luciane Pires Dias, Secretária-Geral Adjunta
Joao Paulo Veiga Sanhudo, Tesoureiro


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora