Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
21 de novembro de 2018
|
13:16

‘Quanto tempo levará para se ter transparência no Judiciário?’, diz Olívio após 16 anos aguardando decisão

Por
Sul 21
[email protected]
‘Quanto tempo levará para se ter transparência no Judiciário?’, diz Olívio após 16 anos aguardando decisão
‘Quanto tempo levará para se ter transparência no Judiciário?’, diz Olívio após 16 anos aguardando decisão
Segundo o ex-governador, não se sabe ao certo as justificativas para a demora. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Giovana Fleck

Quando o ex-governador Olívio Dutra (PT) soube, há cerca de três meses, que havia ganhado uma ação judicial por danos morais que corria há mais de 16 anos, diz ter sentido que a paciência valeu a pena. “É, de fato, algo importante. Valida as ideias que sempre defendemos enquanto partido e governo. […] Mostra que o Judiciário tarda mas não falha. Quer dizer, a própria demora é uma falha. Por isso, a Justiça tem que se aperfeiçoar”.

Leia mais:
Após 16 anos, decisão judicial determina nota em reparação à honra de Olívio Dutra

Em 2001, o advogado Paulo de Couto Silva teve um texto publicado pelo jornal Zero Hora em que afirmava que o então governador  era “um dos maiores mentirosos que já passaram pelo Estado do Rio Grande do Sul” e teria ligações com o jogo do bicho, sendo “conivente” com a prática.

Olívio diz que lembra de ler a publicação pela primeira vez. “Foi algo muito desqualificado, para não usar o linguajar do texto em si. Este advogado representava a oposição a um projeto de governo que deve ser contestado de forma democrática e republicana, mas não desconstruindo o sujeito político fora de sua atuação pública. Foi um texto com visível desmoralização.”

Segundo o ex-governador, não se sabe ao certo as justificativas para a demora. Apenas após três meses do encerramento da ação, quando já não cabem mais recursos, uma página do jornal Zero Hora foi reservada para a publicação de um gráfico destacando os principais pontos da decisão judicial em reparação à honra de Olívio.

Na decisão, o juiz Darcy Arruda Miranda, da 8ª Vara Cível do Foro de Porto Alegre, afirma que: “Não há como negar que ambas as ocorrências causaram dano na esfera moral do autor, maculando-lhe a imagem de cidadão, quanto mais de homem público” e que o réu teria “abusado da liberdade de manifestação” ao causar danos imateriais.

“Lembro bem que, na época, em razão disso, lideranças do partido chegaram a questionar meu nome para a disputa de eleições futuras”, afirma o ex-governador. Segundo ele, as declarações do advogado causaram certo desgaste, especialmente pelo fato de não haver consequências imediatas após a publicação do texto. “De certa forma, ele atingiu seu objetivo, teve o efeito que queria. Mas é um discurso que cria barreiras baseadas em mentiras. A decisão do processo foi importante por mostrar que devemos apostar no processo democrático e nos três poderes – mas, ao mesmo tempo, aperfeiçoar as instituições.”

Para Olívio, o episódio serve como exemplo para provocar discussões sobre o que deve melhorar dentro da democracia. “Quanto tempo levará para se ter clareza e transparência dentro do Judiciário?”, questiona.

Foto: Reprodução/ jornal Zero Hora

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora