Geral
|
7 de novembro de 2018
|
13:36

Documentário retrata luta de comunidades contra projeto de mineração no Camaquã

Por
Sul 21
[email protected]
Documentário retrata luta de comunidades contra projeto de mineração no Camaquã
Documentário retrata luta de comunidades contra projeto de mineração no Camaquã
Projeto quer instalar uma mineradora de chumbo às margens do rio Camaquã. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação

A luta de comunidades da bacia do Camaquã contra o projeto de instalação de uma mineradora de chumbo, das empresas Votorantim Metais (Nexa) e Iamgold, às margens do rio, é o tema do documentário “Dossiê Viventes”, que tem pré-lançamento marcado para o dia 8 de dezembro, em Palmas (interior de Bagé) e o lançamento dia 15 de dezembro, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé. Após as exibições, haverá roda de conversa com a equipe do filme, pesquisadores e colaboradores.

O lançamento do documentário coincide com a data de comemoração de dois anos da declaração do Manifesto de Palmas, movimento de resistência à implantação da mineradora na parte mais preservada do Bioma Pampa.

O filme retrata a mobilização das comunidades e traz depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência. Mais de 40 entrevistas resumem o debate sobre o projeto, cujo processo de licenciamento segue tramitando na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal.

A equipe realizadora do documentário reúne Tiago Rodrigues (direção), Jefferson Pinheiro (assistente de direção) e Ingrid Birnfeld (direção executiva).

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora