Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
20 de novembro de 2018
|
16:47

Comunidade negra da UFRGS faz foto coletiva: “unidade como estratégia de resistência”

Por
Sul 21
[email protected]
Foto coletiva a comunidade negra na UFRGS, em referência ao Dia da Consciência Negra | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Débora Fogliatto

Neste dia 20 de novembro, a comunidade negra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou, pelo segundo ano consecutivo, uma foto coletiva que incluiu estudantes de todos os níveis, professores, servidores e trabalhadores terceirizados da instituição. Para marcar o Dia da Consciência Negra, centenas de pessoas de todas as idades se reuniram entre 12h e 13h em frente à Reitoria da universidade, em uma ação que tem como objetivo destacar a representatividade e unidade.

O casal de estudantes Glauber Cruz e Caroline Inês foram dois dos que participaram da foto. Ele estuda Jornalismo desde 2015, e ela ingressou em Relações Públicas no ano passado. “Esse momento é importante porque a gente precisa se ver, saber que estamos ocupando esse espaço, indo na contracorrente de um sistema que sabemos que é racista”, avalia ele.

“Eu não tenho nenhum professor negro, quase não tenho colegas negros, então acho que é importante a gente poder ver que está cercado de negros, apesar de não quererem a gente aqui dentro”, menciona Caroline. A professora Fernanda Bairros relata que a sociedade em geral não está acostumada a ver pessoas negras na posição de docente. “O racismo é estrutural, está presente em todos os espaços. Por exemplo, quando eu ingressei aqui, fui buscar a chave da sala para dar aula, a portaria falou que a chave era somente para professores, que eu não poderia pegar”, conta.

Professora de Saúde Coletiva há três anos, Fernanda também coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB). Para ela, a presença da comunidade negra na realização do ato simbólico e da foto marca “uma luta que vem dos nossos antepassados, de resistência”. Mesmo avaliando que houve muitos avanços nos últimos anos, aponta que ainda as conquistas estão ameaçadas no momento político atual. “A presença negra na universidade hoje é muito maior, mas deve-se a políticas públicas voltadas para a igualdade racial, as quais vieram devido às demandas do movimento negro de décadas”, menciona.

Maria Conceição, Sandra Beatriz e Maria Noelci são integrantes da comunidade da UFRGS há décadas | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Maria Conceição Fontoura, mestre em Educação pela UFRGS e servidora técnica da universidade, também destaca a luta ancestral da população negra. “Esse momento é uma construção que já vem de muito tempo. A gente costuma dizer que nossos passos vêm de longe, e vêm mesmo. Esse momento não acontece por acaso, tem quem seja responsável pela construção dele, que são mulheres e homens negros que lutam pela verdadeira igualdade, pela sua cidadania”, afirma.

O mesmo é abordado por sua amiga Maria Noelci Homero, formada pela UFRGS nos anos 1970 e que continua em contato com a universidade a partir de movimentos e parcerias. “É extremamente importante mostrar essa unidade, que vem de muito longe”, aponta. Para Sandra Beatriz Silveira, provavelmente ainda será necessário lutar muito pela participação de pessoas negras na universidade pública e resistir ao momento político.

“É um ato para nos fortalecermos e mostrar que a unidade vem como uma estratégia de resistência porque provavelmente teremos muito ainda a lutar, não só pela nossa participação na universidade pública, mas também para que novos alunos possam ingressar e concluir seus cursos e ocupar seus espaços no mercado de trabalho com dignidade”, pondera Sandra, doutora em Educação pela UFRGS que atualmente está estudando Saúde Coletiva também na universidade. Durante o ato, os participantes também lembraram Marielle Franco, vereadora carioca assassinada no início deste ano, e Mestre Moa do Katendê, morto em outubro.

Confira mais fotos:

O casal Caroline e Glauber | Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora