Geral
|
16 de outubro de 2018
|
14:58

Conversas Cidadãs debate impacto da flexibilização do uso de agrotóxicos no Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Conversas Cidadãs debate impacto da flexibilização do uso de agrotóxicos no Brasil
Conversas Cidadãs debate impacto da flexibilização do uso de agrotóxicos no Brasil
Em sua quinta edição, o encontro tratará dos impactos do Projeto de Lei 6.299/02, chamado de ‘Pacote do Veneno’. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O Conversas Cidadãs é um projeto realizado pelo Instituto Goethe em parceria com o Sul21 que busca promover o diálogo entre autoridades e a sociedade civil sobre temas pertinentes na atualidade. Em sua quinta edição, o encontro tratará dos impactos do Projeto de Lei 6.299/02, chamado de ‘Pacote do Veneno’, com a presença da pesquisadora Larissa Mies Bombardi, autora do estudo “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia” e representante do Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais:
Agrotóxicos: ‘Produzimos algo que deixou de ser alimento, virou commodity e agroenergia’

Em junho deste ano, o PL que altera a atual Lei dos Agrotóxicos foi aprovado por uma Comissão Especial. Entre suas principais medidas, está a mudança de nome dos agrotóxicos para “defensivos fitossanitários” e a limitação das atividades de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na liberação de produtos químicos para uso agrícola.

Após ser aprovado em Comissão Especial, o PL aguarda a colocação na Ordem do Dia da Casa para votação definitiva no Plenário da Câmara. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), comprometeu-se a não levar o projeto para avaliação enquanto não houver acordo entre os líderes partidários. Contudo, representantes dos movimentos sociais chamam a atenção para os interesses políticos e econômicos de bancadas da Câmara – como a ruralista – que mantêm certa pressa para colocar a votação em pauta.

No evento que será realizado no auditório do Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), Larissa abordará o tema dos agrotóxicos a partir de comparações de sua pesquisa entre o Brasil e a União Europeia. Hoje, existem 504 agrotóxicos de uso permitido no Brasil, sendo que 30% desses são proibidos nos países europeus.

A conversa será precedida pela exibição do filme ‘Substantivo Feminino’, de Daniela Sallet e Juan Zapata (2017, 62min).  O longa-metragem conta a história de Giselda Castro e Magda Renner, que, inspiradas por José Lutzenberger, contrariaram interesses econômicos da ditadura militar e foram fundamentais na militância em favor do meio ambiente.

Serviço:

O quê? Conversas Cidadãs: Pacote do veneno – conversa com Larissa Bombardi e exibição do filme ‘Substantivo Feminino’ (Daniela Sallet e Juan Zapata. 2017, 62min)

Quando? 23 de outubro, às 19h

Onde? Auditório do Goethe-Institut – Rua 24 de Outubro, 112

Quanto? Entrada gratuita com distribuição de senhas a partir das 18h30min


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora