Geral
|
18 de setembro de 2018
|
13:30

Reprodução de senzala em piquete do Acampamento Farroupilha é fechada

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução de senzala em piquete do Acampamento Farroupilha é fechada
Reprodução de senzala em piquete do Acampamento Farroupilha é fechada
Piquete simulava senzala no Acampamento Farroupilha. Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação 

Na terça-feira (18), a entrada do piquete Aporreados do 38 amanheceu com uma estrutura de madeira pregada na entrada principal. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), responsável pela organização do Acampamento Farroupilha, determinou o encerramento da instalação que procurava reproduzir uma senzala.

Leia mais:
No Acampamento Farroupilha, piquete é alvo de críticas por reproduzir senzala

Logo na entrada, duas cenas mostravam manequins acorrentados e em situação de tortura. Posts em redes sociais denunciaram a violência da instalação. Além disso, ativistas, artistas e outros membros da sociedade questionaram o contraste do ambiente festivo aos fundos do piquete, onde são organizadas festas e churrascos, com a entrada.

Em nota, o MTG  pede desculpas ao povo negro pelo “infeliz episódio” e afirma que discorda veemente da abordagem. A Prefeitura de Porto Alegre também se posicionou sobre o ocorrido, informando que repudia a exaltação ao período da escravidão no Brasil. Segundo o comunicado, a própria Prefeitura teria informado ao MTG sobre a existência da instalação e sobre a utilização de uma placa irregular onde se lia “Turismo de Galpão”. “A mostra do piquete sobre escravidão e senzala não fazia parte do Projeto Turismo de Galpão, coordenado pelo município. Este é um projeto que evidencia atividades culturais ligadas ao tradicionalismo, nos seus autênticos aspectos gastronômicos, musicais e artísticos”, afirma.

Segundo o MTG, por tratar-se de evento público, em espaço cedido pelo município de Porto Alegre, “os projetos são encaminhados à Secretaria de Cultura do município no momento da inscrição”. Assim, o Movimento só teria tomado conhecimento do conteúdo dos projetos após o início do evento e das avaliações. Uma comissão de avaliação aprovou a reprodução do Aporreados do 38, porém, de acordo com o MTG, o cenário foi alterado nos últimos dias, com a adição dos manequins.

Notícia publicada por GaúchaZH afirma que a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Elisete Moretto, visitou o local. O coordenador do piquete, Cleonilton Almeida, foi convidado por ela para participar de um almoço com o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro, nesta terça-feira, para que se discuta a construção de uma narrativa mais positiva.

 

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora