Geral
|
11 de setembro de 2018
|
19:05

Encontro debate projetos que querem flexibilizar uso de agrotóxicos

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro debate projetos que querem flexibilizar uso de agrotóxicos
Encontro debate projetos que querem flexibilizar uso de agrotóxicos

Da Redação*

Uma série de projetos nos âmbitos estadual e federal quer flexibilizar o uso de agrotóxicos e dificultar a comercialização de produtos orgânicos. Esses projetos serão o tema central da roda de conversa “ReVERberar: Ontem, agora e amanhã, a nuvem do veneno no campo e no prato”, que ocorrerá neste sábado (15), das 15h às 16h, na Associação Cultural Vila Flores (rua Hoffmann, 459, bairro Floresta). O encontro reunirá agricultores, especialistas, estudiosos e consumidores para a troca de informações sobre os perigos decorrentes da possível mudança das legislações vigentes.

Pioneiro no país na regulamentação da utilização de insumos químicos industriais, o Rio Grande do Sul estabeleceu em 1982 a proibição do uso de organoclorados e indicou a obrigatoriedade da adoção de receituário agronômico. Também foi no Estado que surgiu o movimento ambientalista brasileiro, luta esta que teve como precursor Henrique Luís Roessler, que, em 1955, fundou a União Protetora da Natureza.

Organizado pela Semeadora Comunicação, a roda de conversa deste sábado integra a programação da segunda edição do Vila ConsCiência, iniciativa da Apoena Sociambiental e Associação Cultural Vila Flores, e o movimento Setembro Verde – Vamos comer melhor. Germinada em 2012 em Manaus e em 2015 no Rio Grande do Sul, a Apoena Socioambiental é um coletivo autogestionário formado por mulheres que assessoram projetos e eventos na área socioambiental. A participação é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição no link para garantir a participação.

O Vila ConsCiência é voltado à reflexão de assuntos que envolvem a saúde das pessoas e preservação do ambiente. Neste ano, seus eixos temáticos são produção, consumo e descarte. Estão programadas oficinas, exposições, atividades recreativas e de educação ambiental, venda de produtos sustentáveis e gastronomia.

Alguns dos projetos que estarão em debate

– O PL 6299/2002 visa a substituir a Lei 7.802/1989, dos agrotóxicos, o chamado Pacote do Veneno e prevê, entre outros, que agrotóxicos com características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, ou que provoquem distúrbios hormonais e danos ao sistema reprodutivo, possam ser registrados.

– O PL 4.576/16 quer restringir a venda direta de produtos ecológicos. Em Porto Alegre, pelo menos 60% dos produtores rurais correm o risco de deixar de comercializar seus produtos nas mais de 30 feiras ecológicas existentes na Capital se o texto for aprovado com a redação atual.

– O Decreto Estadual n° 53.888/2018 muda a interpretação da Lei nº 7.747/1982, relativa aos agrotóxicos, passando a permitir o uso no RS de agrotóxicos proibidos nos países onde foi sintetizado o princípio ativo.

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/Lq7Zv6

Sobre o Vila ConsCiência: https://www.facebook.com/events/285499938909087


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora