Geral
|
14 de setembro de 2018
|
13:09

Em um mês, ação reduz 30,5% o uso de plástico em Feira Ecológica

Por
Sul 21
[email protected]
Em um mês, ação reduz 30,5% o uso de plástico em Feira Ecológica
Em um mês, ação reduz 30,5% o uso de plástico em Feira Ecológica
A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na  Av. José Bonifácio, em Porto Alegre. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação

Após apenas um mês do início da ação permanente visando a redução do uso de plástico Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), que ocorre todos os sábados em Porto Alegre, houve a diminuição de 30,05% na quantidade de sacolas plásticas distribuídas pelos feirantes a cada sábado. Este percentual representa 3.555 sacolas por feira a menos (17.775 no mês). Cada uma destas embalagens derivadas do petróleo leva entre 100 e 400 anos para se decompor.

Desde 11 de agosto a FAE vem divulgando diversas informações e imagens que buscam conscientizar os frequentadores da Feira do grande problema gerado no meio ambiente pelo plástico descartado indevidamente (não enviado para reciclagem). Como incentivo, criou um sorteio realizado mensalmente entre aqueles consumidores considerados “Colaboradores do Planeta”, que trazem sua sacola de casa. São 4 cestas com produtos orgânicos sorteadas no último sábado de cada mês e entregues no primeiro sábado do mês seguinte.

Esta ação que busca a redução do uso de plástico se tornou permanente, uma vez que tem como objetivo conscientizar os frequentadores da importância e impacto de suas ações individuais no resultado coletivo. “A soma dos atos de cada um transforma o todo”, diz Irineu Scheuer, da Comissão Organizadora da FAE.

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio. Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora