Geral
|
26 de agosto de 2018
|
21:01

Podcast: campanhas para armar a população podem resultar no aumento de feminicídios

Por
Sul 21
[email protected]
Podcast: campanhas para armar a população podem resultar no aumento de feminicídios
Podcast: campanhas para armar a população podem resultar no aumento de feminicídios
#PraCegoVer Na foto temos a Rádio Móvel sobre uma mesa, junto aos microfones; na frente temos cartilhas e postais, que são materiais de divulgação produzidos pelo Grupo Inclusivass. Estúdio móvel montado na sede do Coletivo Feminino Plural, sala do Acervo Enid Backes (Crédito: Clara Glock)

Da Redação

No quarto e último programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência, as integrantes do Grupo Inclusivass Josiane França e Bruna Schatschineider e a jornalista Clara Glock conversam com Vitória Bernardes, integrante da Rede Desarma Brasil, e Aline Kerber, socióloga e especialista em segurança cidadã, sobre controle de armas e como campanhas para armar a população podem resultar no aumento de feminicídios, ou em tentativas de feminicídios que vão deixar sequelas nas mulheres.

Os programas Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência são resultado de uma parceria do Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural e Sul21. O Grupo Inclusivass é formado por mulheres com deficiência, e atua no Rio Grande do Sul desde 2014. Produção e edição: Clara Glock. Trilha sonora: É do Balacobaco, gentilmente cedida por Luísa Gonçalves. Os programas foram gravados com a Rádio Móvel, uma criação do Polo Marista de Formação Tecnológica do Rio Grande do Sul, na sede do Coletivo Feminino Plural, em Porto Alegre (RS), em agosto de 2018. Ouça abaixo o quarto programa da série:

Confira abaixo os três primeiros programas da série:

Primeiro programa

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto de 2018, o Sul 21 fez uma parceria com o Grupo Inclusivass, formado por mulheres com deficiência, com atuação no Rio Grande do Sul. De hoje, dia 23, até o dia 26, serão divulgados no site do Sul 21 uma série de quatro podcasts que tratam do tema sob a perspectiva das mulheres com deficiência: Quais são as necessidades específicas de políticas públicas? Como o armamento defendido nas campanhas eleitorais pode incrementar os feminicídios ou aumentar as estatísticas de mulheres com deficiência? Que problemas de acessibilidade e mobilidade enfrentam as mulheres com deficiência em Porto Alegre? E que ações o Grupo Inclusivass, que completa quatro anos de atividades no dia 23 de agosto, conseguiu implementar ao longo de sua trajetória?

Neste primeiro programa, confira quem são as mulheres do Grupo Inclusivass e por que o trabalho deste grupo é tão importante na luta por políticas públicas.

Segundo programa

O segundo programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência apresenta os problemas de acessibilidade e mobilidade enfrentados por mulheres com deficiência nas ruas, bancos, museus e outros espaços públicos na cidade de Porto Alegre. Participaram deste programa: Lelei Teixeira (jornalista), Bruna Schatschineider e Josiane França (integrantes do Grupo Inclusivass), Denise Falkenberg Corrêa (diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul – Fetrafi/RS) e Flavia Boni Licht (arquiteta).

Terceiro programa

No terceiro programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência, as integrantes do Grupo Inclusivass Carol Santos e Josiane França entrevistam a advogada Priscilla Selares, diretora executiva da empresa Sistema de Inclusão de Multiprofissionais – SIM Social, de São Luís (MA), membro do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão. Elas falam sobre como os cortes de gastos em saúde afetam as políticas públicas voltadas para as mulheres com deficiência, e quais as principais demandas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora