Geral
|
31 de agosto de 2018
|
18:56

Feira de Agricultores Ecologistas busca redução de uso de plástico

Por
Sul 21
[email protected]
Feira de Agricultores Ecologistas busca redução de uso de plástico
Feira de Agricultores Ecologistas busca redução de uso de plástico
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), que ocorre todos os sábados no Brique da Redenção, em Porto Alegre, lançou uma ação permanente visando a redução do uso de plástico, incentivando as pessoas a levarem de casa suas próprias sacolas. Nos espaços da feira estão sendo divulgadas informações sobre o impacto do uso de plástico no meio ambiente e na saúde de cada um. Como incentivo, foi lançada uma ação onde quem não solicitar sacola plástica ao agricultor na hora da compra ganha uma ficha para colocar seus dados e depositar em uma urna. No último sábado de cada mês são sorteadas quatro cestas com diversos produtos orgânicos. A entrega do prêmio acontecerá no primeiro sábado de cada mês.

Esta ação foi elaborada a partir da identificação de uma grande quantidade de sacolas plásticas distribuídas semanalmente na FAE, que eram posteriormente descartadas gerando grande impacto ambiental. Por isso foi feito um “Sacolômetro”, que periodicamente avaliará o número de sacolas distribuídas. No lançamento da ação permanente visando reduzir a distribuição de plástico foi constatada a distribuição de 38,44 kg de plástico por feira, o que é equivalente a 11.648 sacolas por feira, uma média de 265 sacolas por banca a cada sábado.

“A FAE é mais que um espaço de comercialização de orgânicos. É um local de conscientização que a soma de pequenos gestos de cada um geram um grande impacto no todo, no nosso planeta”, diz Flávio Ruschel, um dos participantes da Comissão Organizadora desta Feira. “Por isso esta é uma ação permanente, pois conscientizar alguém para mudar seus hábitos leva tempo”.

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio. Reúne 47 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora