Geral
|
16 de julho de 2018
|
23:01

Morre Mathias Nagelstein, pai do vereador e presidente da Câmara, Valter Nagelstein

Por
Sul 21
[email protected]
Morre Mathias Nagelstein, pai do vereador e presidente da Câmara, Valter Nagelstein
Morre Mathias Nagelstein, pai do vereador e presidente da Câmara, Valter Nagelstein
Mathias Nagelstein em sessão solene do ano de 2006 | Foto: Tonico Alvares/CMPA

Fernanda Canofre

A sessão desta segunda-feira (16), da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que discutia o projeto de lei do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) para alterar o regime da previdência municipal, foi encerrada com a notícia da morte do pai do presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (PMDB). Nagelstein já havia se retirado do Plenário e pedido que a vereadora Monica Leal (PP) assumisse os trabalhos.

“Acabo de perder meu velho, meu amigo, meu maior apoiador, minha rocha e minha fortaleza”, disse Nagelstein em um comunicado divulgado pela Câmara.

O pai do vereador faleceu na Santa Casa de Porto Alegre. Ele já estava internado para tratamento, a morte teria ocorrido em decorrência de uma parada cardíaca. A Câmara de Vereadores não tinha mais detalhes sobre as causas da morte. O falecimento teria ocorrido por volta das 18h.

Monica Leal usou o regime da Casa, que prevê suspensão para luto de autoridade, em seu artigo 144, para encerrar a sessão.

“Era uma pessoa maravilhosa. Eu fico muito emocionada, para mim é muito difícil, porque o meu pai faleceu exatamente da mesma causa, no Hospital Moinhos de Vento, há dois anos”, disse ela. “Mathias Nagelstein era uma pessoa, no mundo político e no mundo jurídico, extremamente importante, então não tinha como continuar a sessão”.

O vereador João Bosco Vaz (PDT) conta que começou na carreira política e se filiou ao PDT graças a Nagelstein. Natural de Bagé, onde Nagelstein viveu e foi eleito vereador, os dois se conheciam ainda antes de Bosco vir a Porto Alegre. Mathias Nagelstein foi chefe da Casa Civil no governo de Alceu Collares (1990-1994). Ele também trabalhou junto com o ex-governador, quando esse era prefeito da Capital, como procurador geral do município.

“Pela posição de destaque dele como criminalista, como homem público, eu que sou de Bagé, como eu disse, dei para ele o Título de Cidadão de Porto Alegre. A gente perde um grande homem, é triste. A vida é isso, é inevitável”, lamentou ele.

O diretor legislativo da Câmara, Luiz Afonso de Melo Perez, lembra que Mathias Nagelstein foi empossado como juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado, onde também assumiu como presidente. Os dois conviveram quando Nagelstein era procurador do município e Afonso era assessor da prefeitura. “Ele era um homem extremamente elegante, educado e firme nas suas posições”.

A Câmara de Vereadores divulgou uma nota sobre o falecimento no início da noite:

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein, comunica o falecimento de seu estimado pai, Dr. Mathias Nagelstein, no final da tarde desta segunda-feira (16/07), no hospital Santa Casa. “Acabo de perder meu velho, meu amigo, meu maior apoiador, minha rocha e minha fortaleza”.

Natural de Caxias do Sul, Mathias Nagelstein, formou-se em Direito pela PUCRS, em 1961, onde, em 1986, tornou-se Especialista em Direito Criminal. Profissionalmente, desenvolveu atividades de vereador em Bagé de 1968 a 1971; procurador-geral do Município de Porto Alegre, de 1986 a 1992; chefe da Casa Civil do Estado de 1991 a 1992; e juiz do Tribunal Militar do RS, de 1991 a 1997, onde também foi presidente de 1996 a 1997. Também exerceu o cargo de procurador federal do Incra, além de atuar como advogado criminalista.

Em 2002, teve publicada sua obra Dicionário Básico de Direito Penal. Por sua dedicação à carreira jurídica, foi agraciado pela OAB/RS com a medalha Oswaldo Vergara, comenda maior conferida pela Ordem.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora