Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
7 de julho de 2018
|
16:14

Entidades enviam carta ao Grupo RBS apontando “desequilíbrio” na cobertura do governo Marchezan

Por
Sul 21
[email protected]
Entidades enviam carta ao Grupo RBS apontando “desequilíbrio” na cobertura do governo Marchezan
Entidades enviam carta ao Grupo RBS apontando “desequilíbrio” na cobertura do governo Marchezan
Na carta, entidades pedem reunião para discutir cobertura sobre políticas da prefeitura e sobre o futuro da cidade. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)

Da Redação

Um grupo de seis entidades enviou uma carta ao CEO de Mídias do Grupo RBS, Cláudio Togo, reclamando do “desequilíbrio” da cobertura dos veículos do grupo sobre as medidas propostas pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). A carta aponta uma “cobertura com viés nitidamente favorável às medidas governamentais que tramitam na Câmara de Vereadores, inclusive com matéria sobre iniciativa de entidades empresariais “em defesa do pacote de projetos do prefeito Nelson Marchezan” que “retiram benefícios dos servidores”.

Os signatários da carta pedem uma reunião “para conhecer as diretrizes do Grupo RBS que visam assegurar, nos seus veículos, uma cobertura da discussão sobre o futuro da cidade condizente com os princípios democráticos e republicanos da transparência, da pluralidade e da isenção jornalística”. O documento é assinado pelas seguintes entidades:

Associação dos Técnicos Aposentados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (ASTA), Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (ASTEC) Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS), Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) e Sindicato dos profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SINDISAÚDE).

Segue a íntegra da carta:

Porto Alegre, 6 de julho de 2018.
Ao Senhor Cláudio Toigo CEO de Mídias do Grupo RBS

Prezado Senhor Cláudio, A discussão transparente, plural e equilibrada sobre a real situação das finanças da Prefeitura de Porto Alegre, além de ser um imperativo democrático, é fator que permite à população escolher os melhores caminhos para o futuro da capital gaúcha. Identificamos, todavia, um desequilíbrio na repercussão das opiniões e análises sobre esta importante questão nos veículos do Grupo RBS – Rádio Gaúcha, RBS TV, Zero Hora e página web.

Na última quinzena, por exemplo, a Zero Hora publicou um editorial e 3 artigos de opinião de agentes políticos do governo. No jornalismo, preponderou uma cobertura com viés nitidamente favorável às medidas governamentais que tramitam na Câmara de Vereadores, inclusive com matéria sobre iniciativa de entidades empresariais “em defesa do pacote de projetos do prefeito Nelson Marchezan” que “retiram benefícios dos servidores”.

Em contrapartida, no mesmo período, Zero Hora publicou 1 único artigo com opinião dissonante, de um funcionário municipal. O funcionalismo de Porto Alegre, que conforma uma comunidade aproximada de 120 mil porto-alegrenses entre funcionários, aposentados e familiares que fazem parte da audiência da RBS, surpreende-se com tal assimetria de tratamento.

As versões que o Executivo municipal propaga na mídia acerca da realidade fiscal e financeira da Prefeitura, deficientes em transparência e consistência, são seriamente questionadas não somente pelos funcionários públicos e diversas categorias profissionais, como também pelos órgãos oficiais de controle e fiscalização. A história ensina que o monolitismo de pensamento enfraquece a democracia e entrava o crescimento das sociedades humanas.

Em vista destas ponderações, agradeceríamos ser recebidos por Vossa Senhoria para conhecer as diretrizes do Grupo RBS que visam assegurar, nos seus veículos, uma cobertura da discussão sobre o futuro da cidade condizente com os princípios democráticos e republicanos da transparência, da pluralidade e da isenção jornalística.

Contato para agendamento de encontro pode ser efetuado com Sérgio Brum/ASTEC, por intermédio do telefone [51] 3217.2921.

Cordialmente, ASTA – Associação dos Técnicos Aposentados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre ASTEC – Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre SAERGS – Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul SENGE-RS – Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul SERGS – Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul SINDISAÚDE – Sindicato dos profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora