Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
15 de junho de 2018
|
17:49

‘Parem de nos matar’: Ato por vítimas de feminicídio pressiona Schirmer para implementar protocolo

Por
Sul 21
[email protected]
Clara Alencastro, em ato em homenagem às vítimas de feminicídio de 2018 no Rio Grande do Sul. Foto: Joana Berwanger/Sul21

Giovana Fleck

O Rio Grande do Sul registrou 28 feminicídios em 2018. No entanto, os casos não representam os seis meses do ano. O primeiro feminicídio de 2018 aconteceu em março, em Porto Alegre. Uma mulher de 19 anos foi morta. Seu assassino alegou não ter dinheiro para pagar pela relação sexual. O último foi há cerca de duas semanas. Débora Forcolén, de 18 anos, morreu com um tiro, dentro de casa. Seu marido foi preso. Em sua defesa, disse que o disparo foi acidental.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, referentes a 2017, o Rio Grande do Sul ocupa a 7ª posição entre os estados brasileiros com a maior ocorrência de feminicídios – foram 83 casos. Porém, apenas em janeiro deste ano a denominação ‘feminicídio’ passou a constar em boletins de ocorrência.

Leia mais:

#Issoéfeminicídio: Mobilização social garante inclusão do termo ‘feminicídio’ em boletins de ocorrência no RS
‘Feminicídio é caso de saúde pública’: qualificação de dados pode ajudar na luta contra violência de gênero

Em fevereiro de 2018, a Rede Minha Porto Alegre protocolou um pedido formal dirigido o secretário de segurança do Estado, Cezar Schirmer, para que o RS aderisse ao Protocolo Latino-Americano de investigação das mortes violentas de mulheres por razões de gênero. O protocolo é resultado do trabalho da divisão da Organização das Nações Unidas que pauta questões de gênero, a ONU Mulheres.

Clara Alencastro, uma das coordenadoras da Minha Porto Alegre, conta que a rede chegou a ter reuniões com representantes de Schirmer, mas não obtiveram resposta sobre a demanda. “Há uma epidemia de feminicídios. O protocolo é importante para que se investigue da forma correta essas mortes. Mas, principalmente, para que se faça um diagnóstico de como e quando isso está acontecendo para que se possa direcionar as políticas públicas.”

A coordenadora enfatiza que o protocolo pode salvar vidas, sem representar custo algum para o Estado. “Ninguém apresentou um motivo para não assinar o protocolo, mas o fato é que ele ainda não foi assinado”, afirma.

Por isso, a Minha Porto Alegre decidiu realizar um ato simbólico para sensibilizar o secretário sobre a importância e os impactos do Protocolo Latino-Americano. “Parem de nos matar”, lia-se na faixa amarrada entre os pilares do Viaduto Otávio Rocha. Segurando 28 balões que simbolizaram as mortes de 2018, mulheres se reuniram para protestar sobre o silêncio que envolve o tema e a falta de políticas públicas. “Depois que a mulher morreu, não adianta muita coisa”, diz Clara.

Confira mais fotos: 

Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora