Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
17 de junho de 2018
|
17:07

Guaranis Mbya denunciam ameaças de seis homens armados em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Guaranis Mbya denunciam ameaças de seis homens armados em Porto Alegre
Guaranis Mbya denunciam ameaças de seis homens armados em Porto Alegre
A comunidade considera a área, na Ponta do Arado, de ocupação originária dos Guaranis. (Divulgação)

Da Redação (*)

As lideranças indígenas que iniciaram um processo de retomada na região da Ponta do Arado, no bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, divulgaram nota denunciando que, na madrugada deste domingo (17), a comunidade Guarani Mbya foi abordada por seis homens armados que se apresentaram como sendo policiais. Os seis homens armados, segundo a nota, exigiram que os indígenas saíssem imediatamente do local e que os removeriam a força se resistissem, e que, para tanto, já estariam providenciando transportes e mais homens.

As lideranças indígenas suspeitam que esses homens sejam seguranças de fazendas da região e disseram a eles que não sairão, pedindo a presença da Funai e do Ministério Público Federal na área. A comunidade retomou a terra que consideram de ocupação originária na última sexta feira (15), e exigem que o governo federal realize os estudos de identificação e delimitação da área. Para os Guarani Mbya, aquela terra lhes foi destinada por Nhanderu (Deus) e nelas pretendem viver. A comunidade está pedindo o apoio e a solidariedade dos movimentos ambientalistas, sociais e populares neste momento de luta de resistência.

A área está localizada na Fazenda do Arado, com 426 hectares, reconhecida como um importante sítio arqueológico, com marcas de ocupação guarani, do período pré-colonial.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora