Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
24 de junho de 2018
|
13:18

‘Galo Missioneiro’: documentário narra trajetória de Olívio e do PT no RS

Por
Luís Gomes
[email protected]
‘Galo Missioneiro’: documentário narra trajetória de Olívio e do PT no RS
‘Galo Missioneiro’: documentário narra trajetória de Olívio e do PT no RS
Thiago Köche filma Olívio em gravação do documentário | Foto: Caco Argemi/ALRS

Luís Eduardo Gomes

Na próxima terça-feira (26), o teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, receberá a sessão de lançamento do documentário “O Galo Missioneiro – a trajetória de um militante”, que conta a história política e a caminhada militante do sindicalista e ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

O diretor Thiago Köche diz que a ideia do filme surgiu pela convivência que passou a ter com o ex-governador por sua relação com o deputado estadual Edegar Pretto (PT), para quem o cineasta trabalha. “Comecei a me encantar cada vez mais por ele”, diz. Thiago destaca que o mais difícil foi convencer Olívio a participar, uma vez que ele já havia recebido e recusado propostas para contar sua vida no cinema.

“Ele negava por entender que a história não era só dele, era uma construção de diversas pessoas e do partido. Mas, pela proximidade dele com o Edegar e pela Sônia Rosler, assessora dele de 20 anos que assina o roteiro em parceria com a Tina Wagner Griebeler, conseguimos convencer que ele seria o fio condutor para que fosse contada a história da esquerda em Porto Alegre nas últimas décadas”, diz.

O filme, que tem 1h10 de duração, é dividido em cinco partes, sempre interligando imagens do passado e do presente. A primeira trata da origem pessoal de Olívio. A segunda sobre a luta sindical e o início do PT no Estado e no Brasil. A terceira aborda a sequência de mandatos que o partido conquistou na Prefeitura de Porto Alegre, a começar pela vitória de Olívio em 1989. A quarta foca na gestão dele como governador e, segundo Thiago, incluindo aspectos positivos e polêmicas, como o caso Ford. “Foi uma orientação até do Olívio que seria importante colocar”, diz. A última parte trata do cotidiano do ex-governador.

“Desde as coisas mais folclóricas, mas reais, que o tornam essa figura humana, com a qual as pessoas se identificam, como andar de ônibus, andar de bicicleta todo o santo domingo, viver no mesmo apartamento desde que mudou para Porto Alegre, até reuniões do partido e políticas, inclusive com a Caravana do Lula”, conta Thiago.

As gravações foram realizadas durante um ano, a partir de junho de 2017. Thiago explica que aproveitava os momentos de convivência entre Edegar e Olívio, bem como eventos que se realizavam durante a noite e nos finais de semana, para fazer as filmagens e ele próprio fazia a captação. “Era uma câmera na mão e uma lapela no Olívio”. Além disso, o diretor fez uma longa pesquisa em arquivos da TVE, de campanhas eleitorais antigas, da Casa de Cinema, do SindBancários — sindicato que o ex-governador presidiu — e da Câmara dos Deputados, especialmente do período em que ele foi deputado constituinte.

Ao final, Thiago diz que o filme foi realizado sem recursos públicos por meio de leis de incentivo à cultura e que o orçamento foi zero, pois, além de seu próprio tempo e trabalho, contou com a colaboração gratuita de dois amigos que o auxiliaram com animação, arte, edição de som e mixagem. Em razão disso, ele destaca que todas as exibições serão gratuitas. Para a primeira, ele diz que a expectativa é de casa cheia, uma vez que o evento chamando para a sessão já conta com cerca de 4 mil interessados no Facebook, sendo que o Dante Barone comporta cerca de 600 pessoas. Em razão disso, será feita a distribuição de fichas no local a partir das 18h. Após a exibição na Capital, a ideia é que sejam realizados eventos de lançamento em diversas cidades do interior do Estado.

Ficha técnica:

Produção e roteiro: mandato deputado Edegar Pretto, Sônia Rosler e Tina Wagner Griebeler

Animação e créditos: Lucas Argenta

Edição de som e mixagem: Humberto Schümacher da Gama Junior

Título e desenho publicitário: Betina Cammardelli Köche

Músicas: Wagner, Nei Lisboa, Pedro Ortaça, Gelson Oliveira e Antônio Gringo

Apoio: Casa de Cinema de Porto Alegre, Fetrafi-RS e Sindbancários

Assista ao trailer:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora