Geral
|
14 de maio de 2018
|
13:08

Protestos com mortos e feridos marcam transferência de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém

Por
Sul 21
[email protected]
Protestos com mortos e feridos marcam transferência de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém
Protestos com mortos e feridos marcam transferência de embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém
Protestos com mortos marcam transferência de embaixada dos EUA para Jerusalém | Reprodução/YouTube

Do Opera Mundi

Ao menos 37 palestinos foram mortos na manhã desta segunda-feira (14) por forças israelenses, que deixaram também centenas de feridos, durante os protestos contra a abertura da Embaixada dos EUA em Jerusalém, prevista para acontecer ainda nesta manhã.

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde palestino em Gaza, Ashraf al Qedra, Anas Quideh, de 21 anos, foi a primeira vítima nesta segunda, ao ser atingido por uma bala dos serviços de segurança de Israel. Entre os mortos, há ao menos duas crianças: Hamdan Qadeh (12 anos) e Izaldin Musa Al Samak (14).

Desde 30 de março, milhares protestam na fronteira, na chamada Grande Marcha do Retorno, que evoca o direito dos palestinos de retornarem para locais de onde foram expulsos em 1948. Esta segunda também marca a véspera do aniversário da Nakba (Catástrofe), o dia que colocou em exílio mais de 700 mil palestinos após a criação do Estado de Israel.

A transferência da embaixada está marcada para a manhã (tarde em Jerusalém) desta segunda-feira. As principais autoridades norte-americanas participarão do evento, marcado para 14h (horário local), incluindo a filha de Trump, Ivanka, e seu marido, Jared Kushner. O presidente dos EUA, por sua vez, não estará presente, mas fará um discurso por meio de um vídeo para cerca de 800 funcionários.

A nova embaixada será instalada no bairro de Arnona, em Jerusalém Ocidental, em um prédio construído em 2010, dentro da seção de vistos do consulado-geral dos EUA.

“A administração Trump está promovendo a anarquia internacional ao apoiar Israel e suas flagrantes e sistêmicas violações das resoluções de legitimidade internacional”, disse à teleSUE o secretário-geral da Organização para Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat.

Paraguai e Guatemala também anunciaram que irão transferir suas embaixadas para Jerusalém.

*Com Ansa e teleSUR


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora