Geral
|
7 de maio de 2018
|
17:41

Moradia social e democratização das cidades são tema de evento em Pelotas

Por
Sul 21
[email protected]
Moradia social e democratização das cidades são tema de evento em Pelotas
Moradia social e democratização das cidades são tema de evento em Pelotas
Assentamento 20 de Novembro, em Porto Alegre, é um dos exemplos de investimento em moradia popular. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação 

Há menos de uma semana atrás, no dia 1° de maio, um prédio de 26 andares que abrigava 50 famílias desabou, em chamas. A construção era lar de uma ocupação, coordenada pelo Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM). Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, o incêndio foi causado por um curto-circuito em uma tomada de um cômodo no quinto andar.

Leia mais: 

Após cogitar acidente doméstico, secretário de Segurança diz que curto-circuito causou incêndio em SP

Em anúncio, lançamento imobiliário já ‘eliminava’ prédio ocupado que desabou

‘É possível famílias de baixa renda morarem no Centro’: Começa reforma do Assentamento 20 de Novembro

Para o Sindicato de Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), falar sobre moradia e sobre o papel dos arquitetos se torna ainda mais importante em meio a esse cenário. Assim, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), será realizada a segunda edição do Saergs Na Estrada. O evento irá propor um debate em Pelotas (RS) sobre o direito das famílias de baixa renda de acessarem serviços de Arquitetura e Urbanismo gratuitamente.

O enfoque principal será na ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social), legislação assinada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. A lei completa 10 anos em 2018. Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, é preciso fugir dos estereótipos de mercado que imprimem uma imagem elitizada à Arquitetura e Urbanismo.

“Pelotas, assim como outras cidades do Rio Grande do Sul, precisa debater e pensar a Arquitetura e Urbanismo como uma ferramenta de redução da pobreza e das diferenças sociais, e nós, os profissionais dessa área, precisamos atuar como agentes de qualidade de vida e de saúde pública”, ressaltou. O debate também contará com a participação dos arquitetos do AH! Arquitetura Humana, que deverão compartilhar sua experiência recente sobre o projeto de revitalização do Assentamento 20 de Novembro. 

O evento acontecerá na terça-feira (08), das 18h às 21h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAU/UFPEL). As inscrições  são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail ([email protected]) ou no evento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora