Geral
|
22 de maio de 2018
|
21:26

Deputada apresenta projeto propondo “Dia sem carne” nas escolas gaúchas

Por
Sul 21
[email protected]
Deputada apresenta projeto propondo “Dia sem carne” nas escolas gaúchas
Deputada apresenta projeto propondo “Dia sem carne” nas escolas gaúchas
Deputada Regina Becker Fortunati  |Foto: Marcelo Bertani/ALRS

Da Redação

A deputada Regina Becker Fortunati (PTB) protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei “Um dia sem Carne” (nº 087/2018), a ser implementado na rede de ensino do Estado, abrangendo escolas públicas e privadas. O programa tem como modelo o “Um dia sem carne” surgiu nos Estados Unidos, em 2003, propondo novas opções para hábitos alimentares e comportamentais. Foi uma maneira do governo americano iniciar também o debate sobre obesidade infanto-juvenil.

A obesidade infantil, assinala a deputada na justificativa do projeto é uma epidemia. De acordo com o IBGE, no Brasil, uma em cada três crianças está acima do peso. A alimentação sem controle e o sobrepeso levam ao diabetes, ao risco de câncer, à puberdade precoce, à depressão e a doenças cardiovasculares.

Além das questões de saúde, argumenta Regina Becker, está comprovado que a criação extensiva de gado é uma das responsáveis pela mudança climática, o desmatamento, a poluição e o aumento do consumo da água. “Também é bom lembrar que, grande parte dos animais destinada para alimentação é criada em fazendas industriais, na maioria das vezes em condições desumanas. “Um dia sem Carne” poderá trazer para as crianças e os adolescentes o debate por um mundo mais amigável para com os animais e por práticas de alimentação mais saudáveis”, afirma ainda a parlamentar.

Regina Becker está encaminhando a mesma proposta para ser implemnetada nas escolas municipais do Rio Grande do Sul. No próximo dia 14 de junho participará de uma reunião com as 27 coordenadorias que compõem a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para explanar o projeto e tentar antecipar sua implantação na rede escolar mantida pelas prefeituras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora