Geral
|
6 de maio de 2018
|
16:20

Argentina: Mirando na cabeça, polícia cega manifestantes com balas de borracha

Por
Sul 21
[email protected]
Argentina: Mirando na cabeça, polícia cega manifestantes com balas de borracha
Argentina: Mirando na cabeça, polícia cega manifestantes com balas de borracha
Hugo Palazón está em recuperação depois de ter sido atingido por uma bala de borracha em uma manifestação contra a reforma da previdência em Buenos Aires, na Argentina, no dia 18 de dezembro de 2017 | Foto: Michael Fox/TIB

Michael Fox
Do The Intercept Brasil

Hugo Adrian Palazón, 36 anos, é um cartonero – um catador de lixo – de um bairro pobre de Buenos Aires, na Argentina. Ele sustenta a esposa e cinco filhos recolhendo caixas de papelão, latinhas e garrafas plásticas nas ruas da cidade. Pelo menos era isso que ele fazia até perder um dos olhos.

No dia 18 de dezembro de 2017, milhares de pessoas saíram às ruas de Buenos Aires para protestar contra uma reforma previdenciária controversa que, segundo os sindicatos, corta benefícios e prejudica os aposentados. A passeata percorreu os quarteirões em volta do Congresso argentino e foi, em sua maior parte, pacífica. Porém, a polícia também teve que enfrentar, durante horas, centenas de manifestantes armados de pedras, pedaços de concreto e outros objetos.

Então a tropa reagiu – e com violência. A Praça do Congresso, e as ruas das redondezas foram evacuadas à força. Em vídeos gravados por celulares, aparecem pessoas correndo dos policiais, encurraladas em ruas estreitas, fugindo dos tiros, dos jatos d’água, da fumaça e do gás lacrimogêneo.

Continue lendo essa reportagem no site do TIB.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora