Geral
|
1 de março de 2018
|
19:42

Juízes federais do RS decidem paralisar em protesto contra votação do auxílio-moradia

Por
Sul 21
[email protected]
Juízes federais do RS decidem paralisar em protesto contra votação do auxílio-moradia
Juízes federais do RS decidem paralisar em protesto contra votação do auxílio-moradia
Paralisação está prevista para o dia 15, uma semana antes de votação no STF | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Os juízes federais do Rio Grande do Sul decidiram realizar uma paralisação no próximo dia 15 de março. A manifestação seria uma reação à votação que pode dar fim ao pagamento do auxílio-moradia, prevista para acontecer no dia 22 no Supremo Tribunal Federal (STF). Em consulta realizada na quarta-feira (28), com participação de 180 votantes, 147 votaram a favor da suspensão das atividades.

Segundo nota divulgada pela Ajufergs – Associação dos Juízes Federais do RS – “a decisão é uma forma de demonstrar a insatisfação da categoria com a discriminação que a magistratura federal vem sofrendo”. Eles alegam que a defasagem do salários, nos últimos 10 anos, chega a 43% e o auxílio seria uma forma de repor as perdas.

Leia mais:

‘Quando se trata do próprio bolso, juízes se recusam a discutir’, diz magistrado que recusou auxílio-moradia

“A Justiça Federal funcionará em regime de plantão. Serviços urgentes como a análise de habeas corpus e de demandas que envolvam risco de vida não serão afetados”, declara o , juiz federal Gerson Godinho da Costa, presidente da entidade.

A Associação afirma que os trabalhos seguiriam em regime de plantão, as Varas federais teriam atendimento suspenso. A assessoria do TRF4, porém, diz que ainda é cedo para tratar da paralisação. A princípio, os trabalhos do dia 15 devem seguir funcionamento normal.

O Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF) possui ao todo 403 juízes e 26 desembargadores. Dos magistrados de primeiro grau, 179 estão no Rio Grande do Sul. A Ajufergs, por sua vez, possui 207 associados.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora