Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
27 de novembro de 2017
|
18:34

Ufrgs é a melhor universidade federal do país, aponta MEC

Por
Sul 21
[email protected]
Ufrgs ficou em primeiro lugar entre as universidades federais de todo o Brasil | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Cristiano Goulart

O Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) classificou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) como a melhor instituição federal do ensino superior brasileiro. No levantamento geral, que inclui as faculdades privadas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo, aparece em primeiro lugar. O ranking foi elaborado a partir das notas alcançadas, pelos alunos das instituições, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016.

Os doutorandos e mestrandos da Ufrgs atingiram os maiores conceitos médios da avaliação, dentre as federais, sendo 4,86 e 4,94, respectivamente. Os graduandos da universidade, no entanto, pontuaram a média 3,33, ficando na 12ª colocação entre as instituições federais. Com as três médias, a nota da Ufrgs ficou em 4,29, sendo 5 a pontuação máxima.

Natural de Osório, no Litoral Norte gaúcho, a estudante Luísa Santini, de 20 anos, passou nos vestibulares de quatro universidades para o curso de Jornalismo na Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre. A escolha pela Ufrgs, no entanto, foi motivada, segundo a estudante, pelas oportunidades ofertadas aos alunos na instituição: “Escolhi a Ufrgs por ser pública (…). Também pensei nas oportunidades que a Ufrgs oferece, como as bolsas de iniciação científica, as bolsas de monitoria, os laboratórios.” Atualmente, Luísa está no 3º semestre da graduação.

Atualmente, a Ufrgs possui área de 22,7 mil m², 94 cursos presenciais e 2 à distância (EAD). Em 2016, a universidade atendeu 33,4 mil alunos da graduação, entre presenciais e EAD.

Em 2º lugar no ranking das universidades federais, atrás da Ufrgs, aparecem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 4,22 pontos, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 4,10. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocupa a 13ª posição, com 3,80 pontos. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) obteve a nota 3,76, na 16ª colocação.

Confira a classificação de todas as universidades do Estado:

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora